24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco luta contra o tempo para resolver problemas das ETAS e normalizar abastecimento de água na capital

Após a virada da balsa da ETA II, devido a correnteza e os balseiros que aparecem por causa da cheia do rio Acre, um novo incidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (13), por volta das 3h30, agora na ETA 1 comprometendo completamente o fornecimento de água na capital.

Com o sinistro, bairros como o Centro e toda a parte alta da cidade, que recebem abastecimento da ETA I, estão sem água. Essa estação é responsável por cerca de 40% da distribuição na região, agravando ainda mais a situação.

O diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, informou que as equipes técnicas estão trabalhando dia e noite para restabelecer o abastecimento o mais rápido possível.

“A gente tem vários agravantes, mas a equipe do Saerb é guerreira, está trabalhando 24 horas por dia. O Saerb vai recuperar e colocar para funcionar e se Deus permitir, vai dar tudo certo. Até amanhã, a gente consegue recuperar, e as pessoas voltam a ter água em suas casas.”

No início da manhã, o prefeito Tião Bocalom foi pessoalmente verificar a situação. Ele disse que a expectativa é que a ETA II volte a operar nas próximas horas, garantindo cerca de 60% do abastecimento da cidade. No entanto, no momento, a produção de água está completamente zerada. O gestor pede a compreensão da população diante desses desastres naturais.

Ele também solicitou que os moradores economizem ao máximo a água disponível, evitando desperdícios até que o fornecimento seja normalizado. Informou ainda que, desde que assumiu a administração do sistema de abastecimento há três anos, a prefeitura já investiu mais de R$ 200 milhões de recursos próprios para melhorar a infraestrutura hídrica da cidade. Recentemente, um novo repasse federal foi garantido e liberado em dezembro pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para a recuperação definitiva da ETA II.

“Agora conseguimos um recurso em Brasília. No dia 28 de dezembro, o ministério liberou verba para fazermos a recuperação da ETA II. Aí sim, quando realizarmos essa recuperação, que deve acontecer até abril, será uma solução definitiva. Se Deus quiser, a partir do mês de abril, esse problema não ocorrerá mais. Essa é a nossa previsão.”

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

São Francisco bate Plácido de Castro, vira líder e garante classificação às semifinais do Acreano Série B

Redacao

Arlenilson Cunha denuncia grave caso de assédio moral no Iapen

Marcio Nunes

O Programa “O X da Questão” Destacou o Terceiro Setor e Parceria Público-Privada com CONFOCO

Raimundo Souza

Ufac avalia vestibular totalmente presencial para Medicina como forma de priorizar alunos do Acre

Kevin Souza

Assembleia do Acre aprova Orçamento Climático que será destaque na COP-30

Kevin Souza

Mãe de piloto desaparecido na Venezuela procurou a polícia do AC em busca de notícias do filho, diz delegado

Jamile Romano