25.3 C
Rio Branco
sábado, 6 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco lança projeto que padroniza e legaliza ambulantes da capital

A iniciativa visa garantir mais segurança, padronização e dignidade aos trabalhadores ambulantes da capital

A Prefeitura de Rio Branco lançou, na última quinta-feira (4), o projeto “Ambulante Legal”, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação. A iniciativa visa garantir mais segurança, padronização e dignidade aos trabalhadores ambulantes da capital. O anúncio foi feito na Praça do Relógio, localizada no Conjunto Procon, no bairro Vila Ivonete, na regional do São Francisco.

Praca do relogio 11 e1764947410631
Anúncio foi feito na Praça do Relógio, localizada no Conjunto Procon, no bairro Vila Ivonete, na regional do São Francisco. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O projeto legalizou e padronizou 20 empreendimentos que atuam na Praça do Relógio, um espaço que recebe cerca de três mil pessoas por semana. Os ambulantes passaram a contar com novas barracas, crachás de identificação, coletes, internet gratuita, apoio estrutural e o monitoramento por câmeras do programa “Rio Branco Mais Segura”. Em contrapartida, os trabalhadores se comprometeram a manter a conservação, limpeza e organização da área, atendendo, ainda, a uma recomendação do Ministério Público.

Praca do relogio 36
Para o prefeito Tião Bocalom, o “Ambulante Legal” representa um avanço na valorização dos trabalhadores da capital. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Para o prefeito Tião Bocalom, o “Ambulante Legal” representa um avanço na valorização dos trabalhadores da capital. “O que a gente quer é legalizar as pessoas que querem trabalhar de forma honesta, séria e transparente. Este projeto mostra quem são os ambulantes apoiados pela Prefeitura, dando segurança ao consumidor e responsabilidade a eles no cuidado com o meio ambiente. Estamos tratando os ambulantes com dignidade e humanidade, como nunca”, destacou.

Praca do relogio 39
O secretário municipal coronel Bino enfatizou que o programa promove uma nova cultura entre os trabalhadores informais. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O secretário municipal coronel Bino enfatizou que o programa promove uma nova cultura entre os trabalhadores informais. “O ‘Ambulante Legal’ é aquele que recebe a concessão e cuida do espaço que lhe dá sustento. Aqui, eles recebem crachá com foto, colete e 20 novas barracas fornecidas pela Prefeitura, além de internet e monitoramento por câmeras. Queremos fortalecer essa cultura de respeito, conservação e responsabilidade”, explicou.

Praca do relogio 25
“É um sonho realizado. Antes tínhamos medo da fiscalização. Hoje, estamos legalizados e podemos trabalhar tranquilos”, destacou Dioneide. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Para os trabalhadores, o momento representa uma conquista histórica. A ambulante Dioneide Lopes, que há três anos vende salgados na praça, destacou a importância da ação. “É um sonho realizado. Antes tínhamos medo da fiscalização. Hoje, estamos legalizados e podemos trabalhar tranquilos. Temos três funcionários que dependem dessa renda. A Prefeitura está ajudando, e nós ajudamos nossas famílias”, declarou.

Praca do relogio 26
“Esse projeto fortalece trabalhadores que sempre estiveram à margem do processo e agora recebem oportunidade e reconhecimento. É uma ação muito positiva”, frisou Carlos Taborga. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O presidente da Economia Solidária, Carlos Taborga, também elogiou a iniciativa. “Esse projeto fortalece trabalhadores que sempre estiveram à margem do processo e agora recebem oportunidade e reconhecimento. É uma ação muito positiva”, frisou.

Praca do relogio 30
O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou que a gestão municipal tem priorizado políticas de inclusão econômica. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou que a gestão municipal tem priorizado políticas de inclusão econômica. “Regularizar os ambulantes é garantir dignidade a quem tira dali o sustento da família. Hoje celebramos a entrega de 20 barracas, oferecendo estrutura adequada e reforçando o compromisso da Prefeitura com o cuidado e preservação dos espaços públicos”, evidenciou.

Praca do relogio 34
Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com a organização urbana, o desenvolvimento econômico e a valorização dos trabalhadores que movimentam a economia solidária local. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Com o “Ambulante Legal”, a Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com a organização urbana, o desenvolvimento econômico e a valorização dos trabalhadores que movimentam a economia solidária local.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo realiza avanço histórico com autorização de licitação para 1.542 unidades habitacionais

Marcio Nunes

Com presença do governador, Ministério Público do Acre encerra projeto Eu Digo Não à Corrupção

Marcio Nunes

Primeira turma do STF forma maioria para confirmar decisão que bloqueou X no Brasil

Raimundo Souza

Centro de Multimeios de Rio Branco: um lugar de sonhos, realizações e aprendizados para as crianças da cidade

Raimundo Souza

Governo apresenta proposta de fomento ao desenvolvimento regional sustentável durante congresso realizado em Rio Branco

Marcio Nunes

Moradores de cidade que teve 80% da área inundada no Acre podem solicitar FGTS calamidade

Jamile Romano