24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança Plano de Prevenção, Portal de Denúncias e Sistema de Monitoramento de Queimadas Urbanas

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou nesta terça-feira (10), no Horto Florestal, um pacote de medidas inovadoras para o enfrentamento às queimadas urbanas durante o período de estiagem. A ação integra o lançamento do Plano de Combate e Prevenção às Queimadas Urbanas 2025 e o novo Portal de Denúncias Ambientais e o Sistema de Gestão e Monitoramento de Queimadas.

Segundo o prefeito em exercício, Alysson Bestene, a iniciativa representa um avanço significativo na atuação ambiental do município, reforçando o compromisso com a saúde pública e a qualidade de vida da população.

“Todas essas ações vêm em convergência com o nosso Plano Municipal, construído durante a Conferência Municipal do Meio Ambiente. O foco é a educação ambiental e a conscientização da população para evitar práticas como a queima de lixo doméstico ou entulho, contribuindo assim para um ar mais limpo em nossa cidade”, destacou o prefeito.

Tecnologia e transparência no combate às queimadas

Um dos destaques do lançamento foi o Sistema de Gestão e Monitoramento de Queimadas, que permitirá o controle mais preciso dos focos de incêndio na cidade. A plataforma apresenta dados como número de ocorrências, localização por regionais, tipos de queimadas e outras informações relevantes para a atuação preventiva e fiscalizatória dos órgãos ambientais.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedile, explicou que o novo Portal de Denúncias Ambientais foi desenvolvido para aprimorar a comunicação com a população, garantindo mais eficiência e transparência no atendimento às denúncias.

“Muitas vezes, o cidadão realizava a denúncia, mas não recebia retorno sobre o andamento. Com essa nova ferramenta, será possível acompanhar o status da denúncia via WhatsApp, e-mail ou diretamente pelo Portal. Isso oferece mais segurança e confiança ao denunciante”, afirmou.

O portal já está disponível no site oficial da Prefeitura de Rio Branco. Para acessá-lo, basta entrar em meioambiente.riobranco.ac.gov.br ou, alternativamente, acessar o site da Prefeitura e clicar em Portal > Portal da Semeia.

Além disso, está disponível o número de Disque Denúncia Ambiental pelo WhatsApp: (68) 3212-7466, que funcionará como mais um canal de atendimento direto à população.

Prevenção, educação e fiscalização

A chefe de Gabinete da Prefeitura, Kelen Bocalom, ressaltou que o plano é parte de um esforço mais amplo para combater os impactos negativos das queimadas, como o aumento das doenças respiratórias e os danos ao meio ambiente.

“Sofremos muito com os efeitos das queimadas. São inúmeros casos de problemas respiratórios. Pensando nisso, a Prefeitura apoia essa iniciativa da Semeia, que vem com uma proposta educativa, fiscalizatória e, principalmente, preventiva. Com a colaboração da população, poderemos reduzir significativamente os focos de incêndio em áreas urbanas”, reforçou.

Com essas ações integradas, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a saúde pública e a participação cidadã no enfrentamento aos desafios ambientais do município.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

TJAC publica edital de abertura de concurso público para servidores efetivos

Jamile Romano

Boletim enchentes – 27 de março

Jamile Romano

Fundhacre se aproxima de 100 transplantes de fígado

Jamile Romano

Acre tem previsão de chuvas a qualquer hora do dia nesta quinta-feira (9)

Jamile Romano

Apesar da cheia obra da ponte do Judia, no Segundo Distrito da capital, segue adiantada

Jamile Romano

Governo do Acre participa da 5ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional para REDD+, em Brasília

Marcio Nunes