24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança Campanha de Combate à Sífilis

Atualizada em 17/10/2024 16:31

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificou as ações de combate à sífilis durante o mês de outubro, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrado no terceiro sábado do mês. Instituída pela Lei nº 13.430/2017, a data visa promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico e o tratamento adequados da infecção, especialmente em gestantes.

Na manhã dessa quarta-feira (16), a OCA foi palco de uma mobilização, onde equipes da saúde ofereceram serviços de testagem, além de atividades educativas voltadas à prevenção. Durante as ações, foram distribuídos kits de prevenção que incluíram preservativos e materiais informativos.

Os dados sobre a sífilis em Rio Branco são alarmantes. Em 2023, foram registrados 1.004 casos da doença adquirida, 298 em gestantes e 40 casos de sífilis congênita. Até o segundo quadrimestre de 2024, já foram notificados 561 casos de sífilis adquirida, 125 em gestantes e 14 casos de sífilis congênita. A prefeitura ressalta a importância do diagnóstico precoce e tratamento, principalmente para evitar a transmissão vertical da doença.

A campanha se estenderá por todo o mês de outubro, com ações em pontos estratégicos da cidade, buscando sensibilizar a população e aumentar a testagem.

“É fundamental fortalecer as ações entre Vigilância e Atenção Básica de Saúde, ampliando o acesso a testes rápidos e cuidados pré-natais”, destaca Aldelice Ferreira, coordenadora da Área Técnica de Sífilis.

A sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), é transmitida por relações sexuais desprotegidas e pode ter consequências graves, como aborto, parto prematuro e malformações no feto. A mobilização busca não apenas informar, mas também estimular a prevenção e tratamento da doença, com foco especial nas gestantes.

A Prefeitura de Rio Branco continua empenhada em combater essa epidemia e garantir a saúde da população, promovendo ações educativas e facilitando o acesso a serviços de saúde.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Nota Premiada Acreana: premiação distribui mais de R$ 285 mil

Jamile Romano

Presidência do TJAC verifica desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para melhorias no atendimento e gestão

Jamile Romano

Educação abre pré-matrículas para ensino a distância do Centro de Línguas

Jamile Romano

Censo 2022: População parda supera a branca pela 1ª vez no Brasil desde 199

Jamile Romano

Dia Nacional das Apaes: momento de homenagear quem promove a melhoria da qualidade de vida das pessoas que merecem nosso cuidado e atenção especial, lembra Socorro Neri

Marcio Nunes

Saerb realiza mutirão de combate ao vazamento e obstrução do esgoto na Cidade do Povo

Marcio Nunes