23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco instala Comitê Gestor para políticas públicas voltadas à população em situação de rua

Publicado em 21/07/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou nesta segunda-feira (21), no auditório da instituição, a primeira reunião ordinária do Comitê Gestor Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas Públicas para Pessoas em Situação de Rua (CGIAMP).

O comitê reúne diversas instituições e órgãos da gestão municipal, como as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Defesa Civil, além da Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria-Geral do Município, entre outros, com o objetivo de garantir a proteção social, dignidade e reintegração familiar dessas pessoas.

Segundo o presidente do comitê, Ivan Ferreira, a iniciativa marca um novo tempo para a capital acreana.

“Hoje é um marco importante para Rio Branco. Estamos reunindo entidades e movimentos sociais para, de forma articulada, criar um plano efetivo. Queremos garantir que o município consiga executar políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua, com dignidade e humanização”, afirmou.

A procuradora do município, advogada Amanda Mendes Evangelista destacou a importância da criação do comitê diante do crescimento do número de pessoas em situação de rua.

“Essa é uma iniciativa que está sendo adotada em todo o país. Em Rio Branco, a realidade não é diferente. A ampliação desse debate com todos os envolvidos, incluindo a própria população em situação de rua, é essencial para a construção de políticas públicas mais eficazes”, ressaltou.

Rudson Nunes, coordenador e fundador do Movimento Acreano para Pessoas em Situação de Rua, também participou da reunião e compartilhou uma mensagem de esperança com a criação do comitê.

“Até agora não vimos resultados concretos. Com a decisão do STF e essa mobilização municipal, vislumbramos dias melhores. O Acre tem, proporcionalmente, um alto índice de pessoas em situação de rua, mas são menos de mil pessoas. Se houver vontade política e as políticas forem aplicadas corretamente, esse problema é resolvível”, disse.

O titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, relembrou que em 2009, houve uma tentativa de implantação de um conselho voltado para essa pauta, mas que não avançou. Agora, sob a gestão do prefeito Tião Bocalom, o processo foi retomado com seriedade e compromisso.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para esta sexta-feira, 30

Raimundo Souza

Escola de Arte e Cultura Beija-Flor promove cursos gratuitos de música e dança para todos os públicos

Marcio Nunes

Com prazo quase no fim, maioria das matrículas de tempo integral ainda não foi declarada no Acre

Jamile Romano

Policial penal Rene Fontes ficou entre a vida e a morte durante emboscada que sofreu em Porto Velho-RO

Jamile Romano

DPE/AC garante gratuidade na retificação de prenome de pessoa trans pela primeira vez no Vale do Juruá

Jamile Romano

Confira o boletim enchente – 18 de março

Jamile Romano