24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco inicia tratativas para municipalização de escolas estaduais

A Prefeitura de Rio Branco deu início, na manhã desta segunda-feira (15), ao planejamento para a municipalização gradual das escolas atualmente sob gestão do Estado. O processo tem como objetivo garantir que a transição ocorra de forma organizada, assegurando qualidade no ensino e boas condições de trabalho para os profissionais da educação, além de oferecer infraestrutura adequada para os estudantes.

Segundo o prefeito em exercício e secretário municipal de Educação, Alyson Bestene, as primeiras conversas já foram realizadas com a Secretaria Estadual de Educação. Ele destacou que a próxima etapa será uma reunião envolvendo todos os secretários municipais de educação do Acre, a fim de avaliar a realidade de cada município e definir estratégias de implementação.

“Já estamos iniciando as tratativas com o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho. Vamos reunir todos os secretários municipais para apresentar a real condição de cada cidade e planejar a absorção gradual da municipalização do Ensino Fundamental I e da educação básica, respeitando as especificidades de cada município”, afirmou Bestene.

Atualmente, 60 escolas em Rio Branco estão sob responsabilidade do governo estadual. A incorporação dessas unidades será feita de forma progressiva, considerando fatores como quadro de servidores, estrutura física, número de alunos e organização do censo escolar.

Um ponto fundamental será o financiamento por meio do Fundeb, que garantirá os recursos necessários para a manutenção e melhoria contínua do ensino.

“Rio Branco já vem investindo fortemente na educação durante a gestão do prefeito Tião Bocalom. Implantamos uniformes, reforçamos a merenda escolar, trouxemos tecnologia e robótica para as escolas. Hoje, a capital tem o segundo melhor Ideb entre as capitais do país e queremos alcançar o primeiro lugar. Nosso compromisso é manter e aprimorar a qualidade do ensino, inclusive nas escolas que serão municipalizadas, de forma gradual e estruturada”, ressaltou o prefeito em exercício.

A transição será cuidadosamente planejada, com foco na adaptação dos servidores, na ampliação e modernização da infraestrutura escolar e na garantia de que os alunos continuem recebendo uma educação de excelência durante todo o processo.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo e líderes comunitários alinham ações do Programa Juntos pelo Acre

Redacao

Expo Fronteira marca integração internacional e novos investimentos em Assis Brasil, destaca governador

Raimundo Souza

Petecão defende projeto que agrava penas para crimes contra motoristas de aplicativo

Marcio Nunes

Com apoio do Estado, projeto que capacita alunos e professores no combate ao Aedes aegypti no Acre é lançado

Marcio Nunes

Na edição de 50 anos, governo do Acre garante estrutura histórica da Expoacre

Marcio Nunes

Senador Alan Rick comemora assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo prédio do Colégio de Aplicação; “Sonho Realizado”

Jamile Romano