22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco inicia Semana da Amazônia com formação para educadores ambientais

Publicado em 01/09/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início nesta segunda-feira (1), à programação da Semana da Amazônia 2025. A abertura foi marcada pela formação voltada para os educadores ambientais da secretaria, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia em Sínteses da Biodiversidade Amazônica (INCT-SinBiAm).

A capacitação segue até o dia 3 de setembro, trazendo conteúdos que abordam a elaboração de projetos, práticas pedagógicas e a importância da biodiversidade amazônica. A ação faz parte de um conjunto de atividades que buscam valorizar a ciência e fortalecer a educação ambiental no município.

A pesquisadora Luane Karoline Fontenele, pesquisadora bolsista do SinBiAm, destacou que a formação é uma oportunidade de aproximar a pesquisa científica do trabalho cotidiano da gestão ambiental municipal.

“Em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, estamos promovendo essa formação para que os educadores possam ter acesso a ferramentas que aproximem a ciência do dia a dia das escolas e das comunidades. O objetivo é fortalecer o vínculo entre conhecimento e prática, sempre com foco na Amazônia.”

A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, ressaltou que a Semana da Amazônia é um momento estratégico para reafirmar o compromisso da gestão com a conservação ambiental.

“A formação dos nossos educadores ambientais é fundamental para que Rio Branco siga avançando em políticas públicas que valorizam a biodiversidade, a sustentabilidade e a educação. A Semana da Amazônia reflete o empenho da Prefeitura em unir ciência, gestão e sociedade em prol da nossa floresta.”

Para a coordenadora da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, Luzimar Oliveira, a programação reforça o papel pedagógico da Semeia.

“Essa capacitação fortalece o trabalho que já realizamos diariamente na Escola Ambiental. Ter o apoio de pesquisadores e parceiros amplia nossas práticas e garante que a população de Rio Branco receba informações qualificadas sobre conservação e meio ambiente.”

A Semana da Amazônia segue com atividades formativas até o dia 3 de setembro e contará ainda, no dia 5, com a Mostra Científica “Biodiversidade Amazônica: Compartilhando Saberes”, no Horto Florestal, aberta ao público a partir das 8h30 e, a partir das 16h, o evento músico-cultural Amazônia Viva.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nota Pública sobre a fuga de 8 presos do presídio de Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Presidente da Câmara Municipal de Rio Branco anuncia concurso público com 44 vagas para 2024

Jamile Romano

Terremoto de magnitude 5,1 foi detectado em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre

Marcio Nunes

Governo Nota de esclarecimento sobre protesto dos militares; confira

Jamile Romano

Governo do Acre realiza 2º Meetup com empreendedores de startups do ecossistema de inovação

Raimundo Souza

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para este sábado

Raimundo Souza