Atualizada em 25/04/2025 16:43
Após as enchentes que afetaram a capital acreana, a Prefeitura de Rio Branco deu início, nesta sexta-feira (25), à recuperação das escadarias que garantem o acesso aos portos de catraia, conhecidas pela população como “Escadarias dos Catraieiros”, essenciais para a mobilidade de centenas de moradores ribeirinhos. A obra, coordenada pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, atende as comunidades de cinco bairros às margens do Rio Acre, sendo eles: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Quinze, Cidade Nova e Aeroporto Velho. A prefeitura busca restabelecer uma tradição centenária: a travessia fluvial que ainda é parte da rotina de muitos rio-branquenses.
De acordo com o secretário da SMCCI, Tony Roque, a iniciativa segue o planejamento da gestão municipal para garantir a mobilidade dos moradores ribeirinhos.
“Esse é o planejamento da Secretaria de Cuidados com a Cidade, por determinação do nosso prefeito Tião Bocalom. São quatro escadarias, e estamos começando pela Cadeia Velha. As pessoas precisam ir e vir. Esse direito está no artigo 5º da Constituição. A prioridade sempre é a população”, afirmou.
As escadarias são fundamentais para o funcionamento do transporte fluvial por catraias, embarcações tradicionais que realizam a travessia do Rio Acre. Com a força da correnteza e a movimentação do solo durante o período de cheia, a estrutura dessas vias de acesso é severamente comprometida, exigindo manutenção anual.
Catraieiro há mais de 25 anos, Antônio Viana destacou a relevância da obra.
“Essa escadaria agora, graças a Deus, ficou muito boa. Agradeço muito ao secretário Tony, que me ouviu e já mandou fazer o serviço. E agradeço também ao nosso prefeito Tião Bocalom”, relatou.
Morador do bairro Seis de Agosto, o autônomo Antônio Alves Ferreira também comemorou a iniciativa.
“Essa escadaria é fundamental. Isso aqui é patrimônio histórico, não pode acabar. O prefeito está de parabéns. Mandou calçar, ajeitar e até fez uma casinha para eu me abrigar da chuva. Para mim, está de bom tamanho”, disse.
Segundo trabalhadores que atuam nas catraias, cerca de 480 pessoas utilizam diariamente as escadarias dos quatro portos nos dois distritos da capital. A travessia do Rio Acre custa R$ 3,00 por passageiro.
[Assessoria]