23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco inicia entrega dos carnês do IPTU 2025 com mudanças no parcelamento

Publicado em 08/03/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), inicia, na próxima semana, a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025. Entre as principais novidades deste ano estão a redução do número de parcelas e a alteração da data de vencimento da cota única.

A quantidade de parcelas, que antes era de 10, foi reduzida para 8. Já o vencimento da cota única ou da primeira parcela, que costumava ocorrer em fevereiro ou março, foi prorrogado para 30 de abril. A mudança busca evitar transtornos relacionados ao período de chuvas e possíveis inundações na capital acreana.

Cláudio: ” O contribuinte tem outras possibilidades e comodidades para emitir o seu IPTU” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os descontos para pagamento à vista permanecem os mesmos: 20% para contribuintes sem débitos anteriores e 10% para àqueles com pendências, mas que optarem por quitar o imposto integralmente. No entanto, contribuintes que já possuem parcelamentos ativos não terão direito ao desconto.

Outra novidade é a possibilidade de pagar a cota única no cartão de crédito, com a opção de parcelamento em até três vezes sem juros.

A entrega dos carnês será feita pelos Correios e os contribuintes poderão consultar valores e formas de pagamento por meio dos canais oficiais da prefeitura.

“Independente dos carnês que vão começar a ser entregues, o contribuinte tem outras possibilidades e comodidades para emitir o seu IPTU. Ele pode vir até a prefeitura e pegar o carnê do IPTU, que nós emitimos; pode ir a algum dos CACs que a prefeitura tem espalhados pela cidade; ou pode usar o portal do contribuinte, que é muito simples e fácil de utilizar. Ele pode acessar na comodidade de sua casa, do seu trabalho ou pelo seu smartphone para emitir o IPTU deste ano”, concluiu o chefe da divisão de IPTU, Cláudio Romero.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fábio Rueda fala de suas prioridades na Câmara Federal após assumir recentemente o mandato

Marcio Nunes

Na Semana do Consumidor, Procon inicia mutirão de renegociação de dívidas

Jamile Romano

‘Os Estados Unidos estão copiando o Brasil. É inacreditável’, diz Marcos Lisboa

Raimundo Souza

Governo do Acre abre oficialmente competições de E-sports com torneio-início de Free Fire

Jamile Romano

A busca por novos conhecimentos: mais do que carreira, é transformação de vida

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco prepara Semana da Amazônia com formação e educação ambiental

Marcio Nunes