Atualizada em 15/03/2025 18:17
A Prefeitura da capital, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), informou, neste sábado (15), que o abastecimento de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, voltou a operar normalmente, o que corresponde ao fornecimento de 40% de água para a capital.

Com relação a ETA II, responsável por 60% da água de Rio Branco, o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que um paliativo foi realizado na adutora para que o abastecimento não seja interrompido por completo. O gestor destacou quea vinda de uma equipe especializada de São Paulo ainda será necessária para ser feito o reparo no equipamento.
“Acreditamos que até o final da tarde estaremos operando praticamente 100% da capacidade máxima das duas ETAs. Ao reiniciar as bombas, a água não vai automaticamente para os bairros, porque ainda é feito um tratamento, em seguida armazenamento nos reservatórios para aí, sim, começar com o bombeamento. Mas não é um procedimento tão demorado. Então, acreditamos que até amanhã, no máximo, grande parte de Rio Branco já estará abastecida”.
Leia a nota na íntegra:
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco informa que a captação da ETA 1 foi religada hoje (15), às 7h30, com produção parcial e já está distribuindo água para sua área de abrangência. O serviço não pôde ser concluído ontem (14) devido às fortes correntezas e às más condições do terreno na captação, mas a equipe trabalhou durante toda a madrugada para garantir o retorno da operação.
Já em relação à captação da ETA 2, as equipes seguem empenhadas em restabelecer o funcionamento de forma reduzida, com vazão inicial de 700 litros por segundo, podendo chegar a 1.000 litros por segundo ainda hoje.
A expectativa é que o sistema opere com 100% da capacidade até o final da tarde. Todos os esforços estão sendo feitos, com equipes distintas, para que o abastecimento seja normalizado o mais rápido possível.
(Assessoria)