25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco garante normalização no abastecimento de água ainda neste fim de semana

Publicado em 15/03/2025

A Prefeitura da capital, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), informou, neste sábado (15), que o abastecimento de água da Estação de Tratamento de Água  (ETA) 1, voltou a operar normalmente, o que corresponde ao fornecimento de 40% de água para a capital.

Enoque: “Acreditamos que até o final da tarde estaremos operando praticamente 100% da capacidade máxima das duas ETAs” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Com relação a ETA II, responsável por 60% da água de Rio Branco, o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que um paliativo foi realizado na adutora para que o abastecimento não seja interrompido por completo. O gestor destacou quea vinda de uma equipe especializada de São Paulo ainda será necessária para ser feito o reparo no equipamento.

“Acreditamos que até o final da tarde estaremos operando praticamente 100% da capacidade máxima das duas ETAs. Ao reiniciar as bombas, a água não vai automaticamente para os bairros, porque ainda é feito um tratamento, em seguida armazenamento nos reservatórios para aí, sim, começar com o bombeamento. Mas não é um procedimento tão demorado. Então, acreditamos que até amanhã, no máximo, grande parte de Rio Branco já estará abastecida”.

Leia a nota na íntegra:

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco informa que a captação da ETA 1 foi religada hoje (15), às 7h30, com produção parcial e já está distribuindo água para sua área de abrangência. O serviço não pôde ser concluído ontem (14) devido às fortes correntezas e às más condições do terreno na captação, mas a equipe trabalhou durante toda a madrugada para garantir o retorno da operação.

Já em relação à captação da ETA 2, as equipes seguem empenhadas em restabelecer o funcionamento de forma reduzida, com vazão inicial de 700 litros por segundo, podendo chegar a 1.000 litros por segundo ainda hoje.

A expectativa é que o sistema opere com 100% da capacidade até o final da tarde. Todos os esforços estão sendo feitos, com equipes distintas, para que o abastecimento seja normalizado o mais rápido possível.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Crise na Educação e Segurança: Michelle Melo denuncia condições precárias e perseguição a servidores públicos

Jamile Romano

Acre teve mais de 500 gestantes infectadas por sífilis em 2023, diz Ministério da Saúde

Jamile Romano

Petecão parabeniza governo federal por decreto que vai aliviar as dívidas de pequenos agricultores

Jamile Romano

Quais são as consequências inevitáveis das tarifas de Trump e como vão sacudir a economia dos EUA

Raimundo Souza

Sem Tarcísio e Nunes em evento, Lula se recusa a assinar contrato

Raimundo Souza

Governador Gladson Camelí exalta soberania nacional em desfile cívico: ‘Sempre defender nossa democracia’

Raimundo Souza