23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco esclarece notícias de que refeições no Centro Pop seriam suspensas

Atualizada em 12/01/2025 15:40

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), esclarece que, em nenhum momento, interrompeu a entrega de refeições no Centro Pop, unidade de atendimento especializado à população em situação de rua.

Atualmente, são oferecidas três refeições diárias no local: café da manhã, almoço e lanche da tarde. O café da manhã, com 125 kits servidos diariamente, e o almoço, com 140 marmitas distribuídas, são preparados pela empresa MR Serviços, contratada para garantir a qualidade e regularidade das refeições. Parte do pagamento dessas refeições é custeado com recursos próprios do município e outra parte com recursos federais.

Além disso, é importante destacar que o lanche disponibilizado para a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Seme), oferecido exclusivamente para os alunos do EJA que participam das aulas realizadas todas as manhãs no Centro Pop.

Por sua vez, o lanche da tarde, destinado ao público geral atendido pelo Centro Pop, é outra refeição incluída no planejamento alimentar da unidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em atender a política de segurança alimentar e nutricional para a população em situação de rua.

Sobre a decisão judicial recente, proferida pela juíza Zenair Ferreira Bueno, que determina a continuidade da oferta de refeições para a população atendida pela unidade, garantimos que esta já é uma prática executada na unidade de forma consolidada.

Por fim, esclarecemos que a fala do secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, ao comentar sobre mudanças no Centro Pop, refere-se a um planejamento futuro diante da transferência da unidade para um novo endereço, a fim de aprimorar o atendimento, que tem foco no atendimento psicossocial e no apoio à reinserção social das pessoas em situação de rua.

Asseguramos que, independentemente dessa mudança de endereço, a oferta de refeições obedecerá as determinações da Política Nacional para População em Situação de Rua (PNPSR) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas), garantindo a dignidade e os direitos da população em situação de vulnerabilidade social.

(Assessoria)

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli dispensa servidores com mais de 60 anos e cancela desfile de 7 de setembro

Raimundo Souza

Governador anuncia reinauguração do Arena da Floresta para 14 de novembro com presença do time do Flamengo

Marcio Nunes

Educação de Jovens e Adultos muda a vida e a história de estudantes acreanos

Marcio Nunes

Prefeito em exercício participa de reunião virtual da Frente Nacional de Prefeitos

Raimundo Souza

Acre tem redução de mais de 2 mil casos de Covid-19 em um ano, aponta Sesacre

Jamile Romano

Governo do Acre define nova data para aplicação das provas do Concurso Público da Educação

Jamile Romano