32.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco entrega Prêmio Bacurau de Direitos Humanos edição 2025

Publicado em 14/01/2026

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou, na manhã desta quarta-feira (14), no auditório do Instituto Federal do Acre (Ifac), a cerimônia de entrega do Prêmio Bacurau de Direitos Humanos – Edição 2025. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar pessoas e instituições que desenvolvem ações voltadas à garantia e à promoção dos direitos humanos, especialmente junto às populações em situação de vulnerabilidade social.

Foto do Prêmio Bacurau 2025
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar pessoas e instituições que desenvolvem ações voltadas à garantia e à promoção dos direitos humanos. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Ao todo, onze iniciativas participaram da premiação. O segundo lugar foi conquistado pelo Instituto Cultural e Esportivo Malucos da Roça, que atua há mais de 25 anos na comunidade da Cidade Nova. Representando a instituição, Bismarch Moura destacou a importância do reconhecimento e agradeceu o apoio da Prefeitura de Rio Branco às ações sociais desenvolvidas pelo movimento.

Foto do Bismarch
“Esse prêmio é muito gratificante, porque é um trabalho que a gente já vem fazendo há muitos anos, de resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressaltou Bismarch Moura. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Esse prêmio é muito gratificante, porque é um trabalho que a gente já vem fazendo há muitos anos, de resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio da parceria com a Prefeitura, conseguimos levar serviços como vans odontológicas, exames e ações de saúde para a comunidade. Esse apoio do poder público faz toda a diferença”, ressaltou Bismarch Moura.

Foto da solenidade do Prêmio Bacurau 2025
Ao todo, onze iniciativas participaram da premiação. O segundo lugar foi conquistado pelo Instituto Cultural e Esportivo Malucos da Roça, que atua há mais de 25 anos na comunidade da Cidade Nova. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Durante a solenidade, o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcus Luz, destacou a relevância do prêmio e o legado de Francisco Bacurau, que dá nome à honraria e que, em vida, dedicou-se à defesa dos direitos das pessoas mais vulneráveis.

Foto do secretário João Marcus Luz
“Esse é um prêmio extremamente importante, que reconhece pessoas e instituições que atuam nas áreas de direitos humanos, lazer e atividades esportivas”, afirmou João Marcus Luz. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Esse é um prêmio extremamente importante, que reconhece pessoas e instituições que atuam nas áreas de direitos humanos, lazer e atividades esportivas. A Prefeitura de Rio Branco está homenageando cidadãos de bom coração, que fazem da solidariedade um compromisso diário. Este prêmio mostra que vale a pena defender os direitos humanos e ser solidário, como nos ensinou Jesus Cristo: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, afirmou o gestor.

Foto dos premiados do prêmio Bacurau
O primeiro lugar da premiação foi concedido ao ativista social Carlos César Ferreira de Souza, falecido em 2020, vítima da Covid-19. Representando o homenageado, sua filha, Catrine Pessoa. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O primeiro lugar da premiação foi concedido ao ativista social Carlos César Ferreira de Souza, falecido em 2020, vítima da Covid-19. Representando o homenageado, sua filha, Catrine Pessoa, emocionou o público ao relembrar o legado do pai e sua dedicação às causas sociais.

Foto da Catrine
“Meu pai sempre gostou de ajudar o próximo. Trabalhou com crianças e jovens, com a capoeira e com o teatro, no local onde nasceu e se criou”, destacou Catrine. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Meu pai sempre gostou de ajudar o próximo. Trabalhou com crianças e jovens, com a capoeira e com o teatro, no local onde nasceu e se criou. Receber essa premiação é uma grande honra para nossa família. Ele partiu, mas continua vivo em nossos corações e no trabalho que deixou como exemplo”, destacou Catrine.

Foto da Catrie recebendo o prêmio das mãos do secretário João Marcus Luz
O Prêmio Bacurau de Direitos Humanos reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com a valorização das iniciativas que promovem inclusão, solidariedade e justiça social. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O Prêmio Bacurau de Direitos Humanos reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com a valorização das iniciativas que promovem inclusão, solidariedade e justiça social, fortalecendo políticas públicas voltadas à construção de uma cidade mais humana e igualitária.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fernando Fernandes e Joseane Corrêa abrem calendário 2026 do programa Desperte a Liderança com palestras em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

Com show de Wanderley Andrade praça da revolução reúne mais de 8 mil pessoas no centro de Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco firma convênio de R$ 7,2 milhões com a Polícia Militar para reforço na segurança pública

Jamile Romano

Governo do Acre realiza ação de saúde, assistência social e cidadania para pessoas com deficiência

Raimundo Souza

Com apoio do governo do Estado, atleta acreano conquista mais uma medalha de ouro em competição nacional

Raimundo Souza

Festival Pachamama inicia com casa cheia e exibição do filme “O Clube das Mulheres de Negócios”

Marcio Nunes