Atualizada em 08/05/2025 17:18
A Prefeitura de Rio Branco realizou, na manhã desta quinta-feira (8), a entrega de 11 (onze) toneladas de alimentos na comunidade Vila Verde, localizada no km 58 da estrada da Transacreana.
A ação, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), e com o apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Condec) e da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), beneficiou mais de 2.200 pessoas.
De acordo com o agricultor José Roberto, o apoio é fundamental para a comunidade rural: “Para nós que moramos no interior, um sacolão desse, ajuda muito.”
O trabalho contínuo da prefeitura na região foi destacado pelo presidente da comunidade Vila Verde, Darivaldo Lacerda.
“Esse trabalho que a Prefeitura vem fazendo com a gente, não é de hoje. Desde que o prefeito Tião Bocalom assumiu, vem desenvolvendo esse trabalho junto aos produtores rurais e, agora, com essa entrega de sacolões, ajudando aqueles que sofreram com a seca o ano passado e agora com a recente cheia. Isso é gratificante para nós da Comunidade Vila Verde e das associações parceiras aqui.”
Desafios na Logística e Planejamento Minucioso
Devido às dificuldades de acesso às comunidades mais isoladas, a prefeitura tem realizado a entrega de alimentos com um planejamento detalhado, que inclui o cadastramento das famílias. A logística de distribuição tem sido desafiadora, mas essencial para garantir que a ajuda humanitária chegue a todos que dela necessitam.
Eracides Caetano, secretário municipal de Agropecuária, comentou sobre o processo de cadastramento.
“Esse trabalho que a gente está fazendo, cadastrando o pessoal primeiro, porque quando não é enchente, é estiagem. E esse pessoal aqui da Transacreana sofreu com a estiagem, tiveram muitos prejuízos. Aí a Prefeitura, a Defesa Civil e o Governo Federal estão fazendo essa entrega de cestas básicas para eles.”
Compromisso com o Abastecimento de Água e Melhorias na Região
Além da entrega de alimentos, a Prefeitura de Rio Branco está estudando soluções permanentes para o abastecimento de água na região da Transacreana. Atualmente, o fornecimento é realizado por caminhões-pipa, mas um projeto para a implantação de uma estação de tratamento e distribuição de água com rede encanada já está em andamento. A proposta visa substituir gradualmente o abastecimento emergencial, garantindo mais dignidade e qualidade de vida às comunidades rurais.
[Assessoria]