25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 23 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco e Ministério Público alinham ações para agilizar credenciamento das creches municipais

Atualizada em 23/04/2025 15:55

A Prefeitura de Rio Branco e o Ministério Público do Estado do Acre, em reunião realizada, nesta quarta-feira (23), avançaram nas tratativas para agilizar o processo de credenciamento das creches municipais. O encontro contou com a presença de representantes da Procuradoria-Geral do Município (PGM), da Secretaria Municipal de Educação e da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Educação.

O objetivo da reunião foi definir estratégias conjuntas para garantir que todas as unidades educacionais estejam regularizadas junto ao Conselho Municipal de Educação, assegurando infraestrutura adequada, segurança e qualidade no atendimento às crianças da capital.

O prefeito em exercício e secretário Municipal de Educação, Alysson Bestene, destacou a importância da parceria institucional para a melhoria do sistema educacional municipal.

“A parceria com o Ministério Público é fundamental para que possamos avançar na regularização das creches. A gestão do prefeito Tião Bocalom tem como prioridade garantir educação de qualidade e segurança para nossas crianças. Seguiremos nesse caminho, promovendo adequações nas unidades e cuidando com responsabilidade da educação infantil”.

A procuradora geral do Município de Rio Branco, Aury Marques, ressaltou a harmonia entre as instituições envolvidas na discussão.

“A reunião foi muito produtiva. Estamos todos na mesma sintonia, trabalhando de forma uníssona para garantir que as unidades municipais estejam com a situação regularizada junto ao Conselho. Agora vamos intensificar o diálogo com o Conselho Municipal de Educação para viabilizar os credenciamentos de forma efetiva.

Para o promotor Abelardo Townes de Castro Júnior, o processo de credenciamento é essencial para a proteção integral das crianças e precisa ser tratado com celeridade.

“O credenciamento é essencial para proteger nossas crianças. Ele garante que as escolas tenham estrutura adequada, saneamento, segurança e estejam de acordo com as normas dos órgãos competentes. O diálogo com a Prefeitura é fundamental para que esse processo seja concluído o quanto antes.”

A partir do encontro, ficou definido que novas agendas com o Conselho Municipal de Educação serão organizadas nos próximos dias, com acompanhamento da Procuradoria e da Secretaria Municipal de Educação.
A expectativa é que o trabalho conjunto acelere o processo e garanta o funcionamento das unidades conforme as normas exigidas.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Semulher oferta 2° curso livre de corte e costura para mulheres da comunidade

Jamile Romano

Do prefeito Tião Bocalom: Mais mobilidade urbana e modernidade para nossa Rio Branco! Nosso povo merece! Vamos juntos!

Raimundo Souza

Análise de dados sobre feminicídio transforma estatísticas em políticas públicas de proteção à mulher

Jamile Romano

Com elevação do Rio Juruá, Corpo de Bombeiros Militar do Acre monta Sala de Situação de Incidentes em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Câmara entrega Título de Cidadão Rio-branquense ao ex-presidente Jair Bolsonaro

Marcio Nunes

Alunos da EJA participam de oficina sobre educação financeira

Marcio Nunes