25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco e Fundação Rede Amazônica firmam parceria para preservação ambiental

Atualizada em 12/02/2025 10:20

Em visita ao prefeito de Rio Branco, nessa quarta-feira (12), a diretora-presidente da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Cláudia Daou Paixão, acompanhada de sua equipe, esteve reunida no gabinete do prefeito. O encontro contou também com a presença do secretário especial de Comunicação, Ailton Oliveira e do secretário especial para Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais, Jorge Eduardo Bezerra. O objetivo da visita foi tratar de uma parceria estratégica para desenvolver projetos voltados à preservação ambiental e à melhoria da qualidade de vida da população, sobretudo a recuperação do Igarapé São Francisco e o fortalecimento do programa “1001 Dignidades”.

A proposta inclui um forte trabalho de conscientização ambiental para mudar a cultura de descarte irregular de resíduos no igarapé. Além do trabalho já realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a expertise da Fundação contribuirá para ampliar as ações educativas e envolver a comunidade na preservação dos recursos naturais.

“A nossa função como fundação é ativar projetos que estejam dentro da área de desenvolvimento social, arquitetura e cultura, inovação e sustentabilidade. Então, eu acho que o nosso grande ativo como fundação é fomentar essas parcerias em prol da comunidade”, informou a diretora-executiva da FRAM, Mariane Cavalcante.

A diretora-presidente da Fundação Rede Amazônica,  Cláudia Daou Paixão disse que ficou muito surpresa com o c

rescimento do estado e da cidade.

“Rio Branco cresceu muito. Acho que temos muito a contribuir com os cursos da fundação nas áreas ambiental, cultural, tecnológica e de inovação.”

Outro foco da parceria será o programa “1001 Dignidades”, que pretende criar moradias dignas para quem vive em áreas de risco. Segundo o prefeito Tião Bocalom, a experiência da Fundação Rede Amazônica, já aplicada com sucesso em diversas cidades da Amazônia, será fundamental para ampliar o impacto das ações no município. Ele ressaltou ainda a necessidade de garantir que as áreas desocupadas não sejam novamente invadidas. Para isso, é necessário promover a conscientização popular, evitando que as pessoas voltem a ocupar esses espaços. Segundo ele, essa parceria será essencial para quebrar esse ciclo e garantir que a ocupação urbana ocorra de maneira sustentável.

“A gente precisa aproveitar essa experiência da Fundação e fazer parcerias para que possamos desenvolver um trabalho forte, especialmente na área ambiental. Juntando a expertise da Fundação com aquilo que acreditamos ser necessário em Rio Branco, não tenho dúvida nenhuma de que quem vai ganhar com tudo isso é a nossa cidade e o nosso Igarapé São Francisco. O primeiro projeto dessa parceria será exatamente voltado para a recuperação do Igarapé São Francisco”, destacou.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Tião Bocalom sanciona lei que dispõe sobre o uso facultativo da bíblia nas escolas

Marcio Nunes

Decreto de emergência fortalece ações de combate a síndromes febris e pode dar prioridade ao Acre na vacinação contra dengue em março

Jamile Romano

MPAC acompanha caso de mulher assassinada após boato na Cidade do Povo

Jamile Romano

Deputados tratam com MPF suspensão do embargo na estrada de Porto Walter

Jamile Romano

Governadora em exercício recebe empresa que apresenta propostas na área de tecnologia e segurança

Jamile Romano

Entre janeiro e março, o Acre registrou mais de 8 mil casos de dengue.

Raimundo Souza