24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco destaca avanços em Fórum Estadual sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcou presença no Fórum Estadual de Partilha Pacto EJA, realizado no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) nos dias 7 e 8 de outubro.

O evento, que reuniu representantes das 22 redes municipais e da rede estadual de ensino, teve como foco o diálogo sobre desafios, estratégias e práticas inspiradoras para superar o analfabetismo e fortalecer a EJA no estado, alinhado ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA.

O fórum, uma iniciativa das Secretarias de Educação do Acre em sintonia com outros estados do país, funciona como um espaço crucial para conectar o programa federal à realidade local, promovendo a troca de experiências e a construção coletiva de soluções para a modalidade.

Partilha de boas práticas e construção coletiva

O evento contou com uma programação intensa que incluiu círculo de reflexões sobre indicadores e planos de ação (7/10, 14h), a abertura solene (7/10, 18h30) com palestra da desembargadora do TRE/AC, e terá ciranda de ideias para construção de planos de ação regionais (8/10, 14h), e painéis temáticos sobre diretrizes operacionais, curriculares e busca ativa (8/10, 18h30).

Jessé Dantas de Souza, chefe do departamento de EJA, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e coordenador pedagógico do Pacto, ressaltou a importância do encontro.

“Hoje nós estamos realizando o Fórum Estadual de Partilha do Pacto Nacional pela Educação de Jovens e Adultos. Nesse pacto, ele tem como importância o quê? É partilhar as boas práticas, discutir os desafios e pensar juntos como é que nós vamos elevar a escolaridade das pessoas, da modalidade da educação de jovens e adultos, superar o analfabetismo e, com isso, fortalecer a educação de jovens e adultos em todo o nosso estado,” afirmou Souza.

Ele destacou ainda que o objetivo é “diminuir o índice de analfabetismo no estado do Acre e elevar a escolarização de todo o público-alvo da EJA.”

O papel de Rio Branco no fortalecimento da EJA

A capital acreana, com sua expressiva participação e experiência, compartilhou seus avanços e desafios, principalmente no que tange à expansão de matrículas e à formação de professores.

Eliane Leite, coordenadora da EJA de Rio Branco e também coordenadora pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) das redes municipais no Acre, enfatizou o papel da Prefeitura.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gilmelândia anima o público no show de encerramento do Carnaval da Família

Raimundo Souza

Em entrevista cedida ao Contilnet, Mailza diz que federação do UB com o PP já está certa e reafirma candidatura pelo grupo

Raimundo Souza

Com apoio do governo, Festival do Coco promete recorde de público em Mâncio Lima

Redacao

Governo promove Corridinha pelo Meio Ambiente em comemoração ao Dia das Crianças, no sábado

Jamile Romano

Estado e Prefeitura de Rio Branco promovem capacitação do sistema OuvidorSUS para aprimorar atendimento à população

Marcio Nunes

Técnica da hidroponia diversifica setor produtivo na zona rural de Rio Branco

Jamile Romano