28.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco contrata consultoria de R$ 153 mil para definir novo modelo de gestão do Mercado Elias Mansour

Publicado em 12/02/2026

A Prefeitura de Rio Branco oficializou a contratação de uma empresa de consultoria para elaborar estudos técnicos que vão embasar a definição do novo modelo de gestão do Mercado Municipal Elias Mansour, um dos espaços comerciais mais tradicionais da capital acreana.

O Contrato nº 001/2026 foi firmado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI) e publicado nesta quinta-feira (12). A empresa contratada é a MM Consultoria Empresarial e Contábil Ltda, inscrita no CNPJ nº 21.838.322/0001-84, pelo valor global de R$ 153 mil.

A contratação ocorreu por inexigibilidade de licitação nº 02/2026, com base no artigo 74, inciso III, da Lei Federal nº 14.133/2021 — a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Esse dispositivo permite a contratação direta quando houver inviabilidade de competição, especialmente nos casos de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual, com profissionais ou empresas de notória especialização.

Estudos técnicos

Conforme o extrato publicado, a consultoria será responsável por desenvolver estudos operacionais, institucionais, jurídico-institucionais, econômico-financeiros e sociais. O objetivo é fornecer subsídios técnicos para que o município escolha o formato de gestão mais adequado para o funcionamento do mercado.

Entre os pontos que devem ser analisados estão a viabilidade econômica do espaço, o modelo administrativo mais eficiente, o impacto social sobre permissionários e trabalhadores, além da sustentabilidade financeira da estrutura a longo prazo.

O Mercado Elias Mansour é considerado um importante polo comercial e turístico de Rio Branco, reunindo comerciantes, produtores e empreendedores locais.

Prazo e vigência

O contrato terá duração de quatro meses, contados a partir da assinatura. Segundo a publicação oficial, esse período é o estimado para a conclusão dos estudos e entrega dos relatórios técnicos.

Após a finalização da consultoria, caberá à administração municipal avaliar as recomendações apresentadas e decidir qual modelo de gestão será implementado no mercado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cafeicultores são selecionados para abastecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar no Acre

Kevin Souza

Governador Gladson Cameli e prefeito Mazinho Serafim inauguram Ponte em Sena Madureira realizam maior sonho da população

Marcio Nunes

Após polêmicas, Bocalom exonera Paulo Machado da Secretaria Municipal de Educação

Jamile Romano

Governo avança na transformação digital com novo sistema de compras públicas

Marcio Nunes

Bocalom recebe doação de 48 M³ de madeira para o programa 1.001 Dignidades

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco participa do XIX Fórum Estadual da Undime/Acre

Raimundo Souza