23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco busca na Rondônia Rural Show soluções para fortalecer a agricultura local

Publicado em 30/05/2025

Nesta sexta-feira (30), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, marcou presença na Rondônia Rural Show, a maior feira de produtos agrícolas de Rondônia, que atrai visitantes de todo o Brasil. Acompanhado do secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Eracides Caetano, o prefeito destacou a importância de buscar novas tecnologias e experiências de sucesso para impulsionar a agricultura familiar no Acre.

“Fiz questão de vir aqui para ver de perto as alternativas e tecnologias que podemos levar para Rio Branco. Nosso objetivo é produzir pelo menos parte do que consumimos internamente — arroz, feijão, leite, milho — e, se possível, alcançar excedentes para exportar e gerar dinheiro novo para a economia local”, afirmou Bocalom.

O prefeito também ressaltou as diferenças de desenvolvimento agrícola entre Rondônia e o Acre. Segundo ele, políticas equivocadas do passado contribuíram para um atraso na produção no estado acreano. “Infelizmente, o Acre ficou lacrado por muito tempo, enquanto Rondônia é hoje um exemplo de desenvolvimento sustentável. Aqui, o ser humano não virou escravo da floresta. Queremos nos libertar desse atraso e seguir em frente”, disse.

Já o secretário Eracides Caetano reforçou que a Rondônia Rural Show é referência em tecnologia agrícola e pode inspirar o Acre a avançar. “Aqui é tecnologia em maquinário, sementes, inovação em geral.4 Precisamos caminhar muito para chegar onde Rondônia chegou, mas estamos no caminho. Vai depender muito da atuação dos governantes para levar essas inovações ao nosso estado”, pontuou.

Eracides lembrou ainda que o Acre tem terras férteis e potencial para a produção de diversas culturas, mas ainda enfrenta entraves na adoção de tecnologias modernas. “Estamos trabalhando para superar essas dificuldades e colocar Rio Branco e o Acre no mapa da agricultura moderna”, afirmou.

A visita à Rondônia Rural Show faz parte de uma estratégia da Prefeitura de Rio Branco para aproximar produtores rurais das melhores práticas agrícolas e fortalecer a agricultura familiar, uma das prioridades da gestão.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Educação promove workshop para integrar policiais militares e equipe de ensino

Marcio Nunes

Bocalom tem encontro com Bolsonaro em Brasília e oficializa data da filiação ao PL

Jamile Romano

Projeto Closet Solidário garante dignidade e autoestima a mulheres vítimas de violência doméstica

Redacao

Acre é o primeiro estado da região Norte a iniciar campanha de vacinação contra a dengue

Jamile Romano

Combate ao tráfico: Polícia Civil realiza operação de 48 horas na zona rural de Manoel Urbano

Jamile Romano

Iapen expõe instrumentos musicais fabricados por apenados na ExpoAcre Juruá

Marcio Nunes