25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco autoriza construção de pontes nos ramais da Piçarreira e Quixadá, na região do Calafate

Publicado em 08/09/2025

A Prefeitura de Rio Branco autorizou, nesta segunda-feira (08), a construção de duas pontes em concreto armado, sendo uma no Ramal da Piçarreira e outra no Ramal do Quixadá. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Tião Bocalom durante solenidade realizada às margens do Igarapé Martins, na regional do Calafate.

As obras têm como objetivo melhorar o acesso da população rural, garantindo mais segurança e mobilidade, principalmente durante o período de chuvas, além de beneficiar centenas de produtores que dependem dos ramais para escoar sua produção.

Segundo os moradores, a construção das pontes representa mais qualidade de vida e menos isolamento para as famílias da região.“Fica melhor pra gente, pelo menos se não fizer a gente fica isolado. Tem que ir pela Transacreana, que aumenta uns 40 km. Aqui é bem mais perto, e é isso que a gente espera: melhora”, disse o agricultor Edmar Lima.

O produtor rural Osmar Rodrigues reforçou as dificuldades enfrentadas pelos moradores, principalmente no inverno. “A gente sofre muito aqui por falta de ramal, por falta de ponte, principalmente no inverno, que é complicado para se locomover. Com a ponte pronta, até as máquinas que vêm arrumar o ramal poderão passar com mais facilidade.”

O prefeito Tião Bocalom destacou que investir no setor rural é fundamental para o desenvolvimento da cidade e para garantir dignidade a quem vive no campo. “É o direito de ir e vir, de poder levar uma pessoa doente, das crianças irem à escola e de escoar a produção para gerar renda. Quando cuidamos bem do dinheiro público, conseguimos fazer muito. Nunca se fez tantas pontes e ramais como estamos fazendo agora”, afirmou.

As duas pontes estão orçadas em pouco mais de R$ 500 mil, provenientes de recursos próprios da prefeitura, e têm previsão de conclusão em até 30 dias. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Agropecuária, Eracídes Caetano, a utilização de estruturas pré-moldadas vai agilizar a execução dos trabalhos, garantindo mais rapidez e qualidade na entrega das obras. “As pontes são pré-moldadas. São produzidas na indústria e instaladas no local, o que dá mais rapidez e qualidade à obra. Somente nesta gestão, já construímos cinco pontes de concreto e aço, além de 89 pontes de madeira. Ao todo, já são cerca de 120 pontes entregues à população rural”, detalhou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco fornece insumos ao Governo do Estado na recuperação de ramais na zona rural da capital

Raimundo Souza

Neguinho da Beija-Flor leva multidão à Gameleira na última noite de Carnaval

Marcio Nunes

Mulher é morta com tiro de espingarda em propriedade rural no Bujari

Redacao

Secretaria de Meio Ambiente orienta população sobre casos recentes de cancelamentos do Cadastro Ambiental Rural

Jamile Romano

MPAC obtém decisão favorável e Justiça decreta prisão preventiva de estudante acusado de matar motoboy

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza participa de evento sobre balanço das ações do governo federal

Marcio Nunes