23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco aponta que focos do mosquito da dengue predominam em residências

Publicado em 02/07/2025

Grande parte dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, está dentro das casas dos moradores de Rio Branco. É o que revela um levantamento recente da Secretaria Municipal de Saúde apontando que 93% dos criadouros do mosquito são encontrados em domicílios.

Os focos estão, principalmente, em vasos de plantas, pneus, garrafas, pratos de plantas e outros recipientes que acumulam água parada, criando o ambiente ideal para a reprodução do mosquito.

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, tem atuado de forma intensa no combate à doença. De acordo com o secretário Tony Roque, a orientação do prefeito Tião Bocalom é que os trabalhos de limpeza urbana e eliminação de criadouros ocorram de forma contínua em toda a capital. “A limpeza, desobstrução de bueiros, varrição e roçagem estão sendo feitas de forma contínua nas regionais, atendendo os 221 bairros de Rio Branco e áreas adjacentes”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde também tem ampliado suas frentes de atuação, com ações de vigilância epidemiológica, educação em saúde e reforço na assistência médica. O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destaca que o combate ao Aedes aegypti exige um esforço conjunto entre poder público e população.

“Desde dezembro, intensificamos ações importantes, como a limpeza de espaços públicos em parceria com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade e também as visitas às residências pelos agentes comunitários de endemias. Graças ao decreto de emergência, conseguimos contratar mais profissionais e reforçar esse trabalho. As visitas têm um caráter educativo e também de fiscalização, pois mais de 90% dos focos estão dentro das casas”, explicou o secretário.

Ainda segundo Rennan Biths, além da vigilância, houve também ampliação do atendimento nas unidades de saúde, inclusive nos fins de semana e feriados, para que a população, com sintomas, receba assistência de forma rápida e eficiente.

“Esse desafio da dengue só será superado com a união de todos: poder público e, principalmente, à população, que precisa cuidar do seu quintal, da sua casa, eliminar qualquer foco de água parada. Cada um precisa fazer sua parte”, reforçou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

2ª Vara da Infância e Juventude disciplina acesso e permanência de crianças e adolescentes na Expoacre 2024

Raimundo Souza

Governo anuncia investimento de mais de R$ 17 milhões em uniformes escolares pelo Programa de Compras Governamentais

Raimundo Souza

Na Aleac, Socorro Neri é homenageada pela Associação de Farmacêuticos do Acre

Marcio Nunes

Rio Acre segue subindo e atinge 15,85 metros na capital, segundo Defesa Civil

Jamile Romano

Rio Acre tem menor nível em 11 anos após 30 dias sem chuva

Jamile Romano

Recorde de inscrições: Prefeitura de Rio Branco realiza maior concurso público da história do município neste domingo

Jamile Romano