24.3 C
Rio Branco
terça-feira, 6 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco acompanha obras de reestruturação do sistema de captação da ETA 2

Atualizada em 06/05/2025 17:31

O Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, realizou uma visita técnica, nesta terça-feira (6), às obras de reestruturação do sistema de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2). A obra, que é uma resposta ao colapso da estrutura antiga, está sendo executada com recursos federais provenientes da Defesa Civil Nacional.

A reestruturação do sistema inclui a instalação de quatro novas bombas e motores que irão operar de maneira revezada, garantindo maior segurança no abastecimento de água para a população da capital. Além disso, o projeto prevê a instalação de novas tubulações com tubos de 500 milímetros, que serão conectados a uma linha principal de 800 milímetros, facilitando o transporte de água até a estação de tratamento.

O prefeito Bocalom destacou a importância dessa modernização para a melhoria no fornecimento de água na cidade.

“Estamos garantindo qualidade com essa nova estrutura e graças a Deus conseguimos recursos federais junto à Defesa Civil Nacional. Quero agradecer imensamente ao ministro Valdez Góes juntamente com a equipe da Defesa Civil por este recurso de R$ 17 milhões e agora estamos executando a obra”, afirmou o prefeito.

A obra também visa a eliminação de uma lagoa de decantação que existe há mais de 20 anos. A água captada do rio passará por um novo processo de decantação e, posteriormente, será tratada na estação, garantindo maior qualidade para o abastecimento da população.

Detalhes técnicos do projeto

O engenheiro civil responsável pela obra, Éder Franco, explicou que o projeto inclui a construção de um bloco de ancoragem com 18 estacas de até 18 metros de profundidade, que irão sustentar as novas linhas de tubulação. A mudança também visa aliviar a carga da área próxima ao rio, deixando apenas a subestação e a casa do operador no local.

“Queremos tirar o máximo de carga da beira do rio, deixando apenas a subestação e a parte elétrica que alimenta as bombas, além de levar o sistema de desarenação para um novo local.”

As obras devem ser finalizadas dentro de três meses, com a previsão de aceleração dos trabalhos com a chegada do verão, o que permitirá maior agilidade na execução. Com essas melhorias, a cidade poderá contar com um sistema de captação e tratamento de água mais eficiente, que atenderá melhor a população de Rio Branco.

Essa reestruturação faz parte dos esforços da Prefeitura de Rio Branco para modernizar e garantir a qualidade da infraestrutura básica da cidade, assegurando o fornecimento de água regular e de qualidade para todos os cidadãos.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Detran realiza pit-stop educativo no Dia do Motociclista

Raimundo Souza

Polícia Militar segue com 2ª fase da Operação Papai Noel em todo o estado

Jamile Romano

Brasileia: MPAC promove reunião para discutir estratégias de ampliação da cobertura vacinal

Jamile Romano

Procuradoria-Geral do Estado lança mais uma edição do seu informativo semestral digital

Jamile Romano

Socorro Neri defende piso salarial para pessoal de apoio da educação

Marcio Nunes

Fim de semana deve ser de chuva intensa, alerta Friale

Jamile Romano