A Prefeitura de Rio Branco tem demonstrado, dia após dia, o seu compromisso com a vida e o bem-estar dos nossos fiéis companheiros de quatro patas. Com um olhar atento e dedicado, a gestão municipal tem se empenhado na proteção dos animais da capital, oferecendo a vacinação antirrábica não apenas em pontos fixos, mas também em locais estratégicos, levando a saúde até as portas de quem mais precisa. A cada vacina aplicada, é mais do que um ato de cuidado – é uma promessa de proteção, um abraço de carinho para aqueles que, silenciosamente, são protagonistas em nossas vidas, oferecendo amor incondicional.
Com o intuito de cuidar dos nossos animais, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem se dedicado à saúde e bem-estar da população canina e felina, oferecendo a vacinação antirrábica em diferentes pontos da cidade. Além da Urap Roney Meireles, que mantém a vacinação como ponto fixo, a ação também está sendo realizada de forma itinerante, nos estacionamentos das unidades do supermercado Arasuper.
A raiva é uma doença zoonótica viral, altamente contagiosa e fatal, que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo os seres humanos. Transmitida principalmente pela mordedura, arranhadura ou lambedura de animais infectados, como cães, gatos e morcegos, a raiva pode ser evitada através da vacinação.
Joel Pereira, agente de vigilância em Zoonoses, destaca a importância dessa parceria com a rede Arasuper, já que o alto fluxo de clientes nas lojas tem facilitado o acesso dos moradores à vacinação dos seus animais. A cada 30 dias, a equipe realiza a ação em uma unidade diferente, abrangendo várias regiões da cidade e garantindo que mais tutores possam vacinar seus pets com comodidade.
“Estamos no Isaura Parente até o dia 29, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. No próximo mês, estaremos no Araújo, na Vila Betel. Essa mobilização permite que mais pessoas tragam seus animais para a vacinação, e a receptividade tem sido excelente”, comenta Joel.
Além do trabalho nos supermercados, a equipe do Centro de Zoonoses realiza ações de busca ativa nos finais de semana. No próximo sábado (23), será a vez do bairro Mocinha Magalhães receber a vacinação.
[Assessoria]

