27.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 8 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitos do Acre se reúnem para avançar em solução definitiva para resíduos sólidos, água e esgoto nos municípios

Atualizada em 08/05/2025 19:44


Nesta semana, em uma videoconferência, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que também preside a Associação dos Municípios do Acre (Amac) e o Consórcio de Gestão de Resíduos Sólidos, se reuniu com os prefeitos de todos os municípios acreanos e com o secretário de Planejamento e Gestão do Acre, coronel Ricardo Brandão para discutir soluções integradas para três dos maiores desafios enfrentados pelas cidades do Estado: a gestão de resíduos sólidos, abastecimento de água e tratamento de esgoto.

O objetivo principal da reunião foi alinhar parcerias e fortalecer a articulação entre as prefeituras e o governo estadual, com o intuito de elaborar uma proposta definitiva para o saneamento básico no Acre.

O prefeito Tião Bocalom não mede esforços para encontrar soluções para esses problemas que afetam diretamente a vida das pessoas.

“Primeiro de tudo, quero agradecer ao coronel Ricardo, secretário de planejamento, que trouxe para essa reunião uma proposta muito viável para resolver não só o problema dos resíduos sólidos, mas também os problemas graves de água e esgoto que afetam todos os municípios do interior. Acho que essa boa vontade do governo do Estado, em nos apoiar para resolver esses três grandes problemas de uma vez por todas, é fundamental para o nosso progresso”, enfatizou o prefeito.

A reunião definiu que um novo encontro que será agendado para o início de junho, com a presença de representantes do Ministério das Cidades, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da Funasa. O objetivo será consolidar a proposta integrada de saneamento e garantir a segurança técnica e institucional tanto para os prefeitos quanto para a população.

Ricardo Brandão destacou a sensibilidade e aflição do governo em relação aos problemas de saneamento básico nos municípios do interior.

“O governador foi sensível à preocupação com os problemas de resíduos sólidos, água e esgoto em todo o Estado. Por isso, nos enviou para essa reunião, para reforçar o compromisso do governo estadual em apoiar todos os 22 municípios. Essa é a nossa proposta, esse é o objetivo e é o que o prefeito mencionou”.

O governo estadual reiterou seu compromisso em apoiar a construção de uma solução unificada para esses três problemas, visando melhorar a qualidade de vida em todos os municípios acreanos.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Educação leva oficina “Divertidamente” para alunos da reserva extrativista Chico Mendes

Raimundo Souza

MPF quer agilidade em registro do uso ritual da ayahuasca como bem cultural de natureza imaterial

Jamile Romano

Com apoio do Estado, ação itinerante Caminhos da Cidadania é realizada na comunidade São Salvador, no Rio Moa

Raimundo Souza

Prefeito Tião Bocalom: “Um dos grandes valores que a vida me ensinou: nunca rejeitar trabalho!”

Raimundo Souza

Em confronto com o STF, bancada do Acre apoia suspensão de processo que atinge Bolsonaro

Jamile Romano

Governo implanta Sala Vermelha no Pronto Socorro de Rio Branco

Raimundo Souza