23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeito de Rio Branco participa da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte e valoriza a cafeicultura acreana

Publicado em 08/11/2025

Em Belo Horizonte, prefeito destacou o potencial do café Robusta da Amazônia e reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da produção rural e o desenvolvimento da cafeicultura acreana

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou na sexta-feira (7), da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, evento que reúne produtores, profissionais e empresas do setor cafeeiro de todo o Brasil. A participação do prefeito na feira, que é uma das maiores vitrines do café nacional, reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento da cafeicultura no Acre e, especialmente, em Rio Branco.

O evento, que ocorre anualmente na Expominas, é uma plataforma de negócios e promoção para a cafeicultura, reunindo mais de 200 marcas expositoras de todo o Brasil, entre produtores, torrefações, exportadores e distribuidores.

a68398f8 a3bc 475f 9141 1483f3580f4e
“É a concretização de uma luta de décadas, desde quando fui prefeito pela primeira vez em Acrelândia, de incentivar a produção rural e o plantio de café”, destacou o prefeito. (Foto: Secom)

Durante sua visita, o prefeito destacou a importância da cafeicultura como motor de desenvolvimento para o Acre, especialmente a produção do café Robusta da Amazônia, que tem ganhado destaque no cenário nacional.

“Ver o trabalho dos produtores de Acrelândia, que estão aqui disputando prêmios com seus cafés, é uma grande alegria. Isso é a concretização de uma luta de décadas, desde quando fui prefeito pela primeira vez em Acrelândia, de incentivar a produção rural e o plantio de café. Hoje, o café acreano está no centro das atenções e é reconhecido pela sua qualidade”, afirmou o prefeito Bocalom.

0653a3ca 340f 4807 8ac8 7fd48fba8e87
Evento é uma plataforma de negócios e promoção para a cafeicultura, reunindo mais de 200 marcas expositoras de todo o Brasil. (Foto: Secom)

O estande do Acre, com 100 m², foi um dos grandes atrativos da feira. Com uma cafeteria e baristas especializados, o espaço foi montado para promover o café Robusta da Amazônia e atrair compradores de café verde que ainda não conheciam a qualidade dos grãos produzidos no estado. A participação do Acre na SIC, pela primeira vez com seus cafés Robustas, é uma importante oportunidade para abrir novos mercados e fortalecer a imagem do café acreano.

A Semana Internacional do Café é organizada por diversas entidades, incluindo a Espresso&CO, Sistema Faemg-Senar, Sebrae e Governo de Minas Gerais, e oferece uma programação diversificada com palestras, painéis e exposições que conectam produtores, fornecedores e compradores de todo o mundo.

4dff37c8 2047 4968 8391 8de841c15b01
O prefeito destacou a importância da cafeicultura como motor de desenvolvimento para o Acre, especialmente a produção do café Robusta da Amazônia, que tem ganhado destaque no cenário nacional. (Foto: Secom)

O encontro é considerado um dos maiores do setor cafeeiro e movimenta milhões de reais em negócios a cada edição, como aconteceu em 2024, quando o evento gerou mais de R$ 100 milhões em transações.

Durante sua participação, o prefeito da capital acreana também reforçou o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a agricultura e a geração de empregos no campo. “Quando investimos no setor produtivo, o resultado é a prosperidade para toda a comunidade. O café, que antes era apenas uma potencialidade, hoje é uma realidade que contribui para o crescimento do estado e da nossa capital”, concluiu.

46b03b93 ad7d 40e2 a465 dae7841fa1c5
A Semana Internacional do Café é organizada por diversas entidades e oferece uma programação diversificada com palestras, painéis e exposições que conectam produtores, fornecedores e compradores de todo o mundo. (Foto: Secom)

A participação do prefeito na Semana Internacional do Café é uma demonstração do empenho da gestão municipal em promover a cafeicultura acreana e apoiar os produtores de Rio Branco na busca por novos mercados e oportunidades de crescimento.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Iapen expõe peças em crochê feitas por mulheres privadas de liberdade na Expoacre Juruá

Raimundo Souza

Povos indígenas do Acre, seus territórios vivos e soluções climáticas reais são tema de painel de alto nível na COP30

Raimundo Souza

Vida e morte de Padre Paolino, resgate de simpatias juninas, diversidade e culinária acreana marcam temas de apresentações das quadrilhas no Arraial Cultural

Raimundo Souza

Inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo são prorrogadas

Jamile Romano

Acre fortalece estratégias de combate às arboviroses em reunião nacional que apresenta novas tecnologias

Redacao

Escola de gastronomia da rede Ieptec lança série de oficinas gastronômicas com vagas para a população de Rio Branco

Marcio Nunes