23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Pré-candidato à presidência da Colômbia baleado segue em estado crítico e teve pouca resposta a tratamento, diz hospital

Publicado em 09/06/2025

O estado de saúde do pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe, baleado na cabeça durante um ato em Bogotá no sábado (7), segue grave, afirmou nesta segunda-feira (9) o hospital onde Uribe está internado.

Em um novo boletim, o hospital disse também que o pré-candidato teve “pouca resposta” ao tratamento que recebeu após ser baleado. Uribe foi baleado na cabeça e na coxa durante um comício em uma rua da capital colombiana. Ele passou por uma cirurgia na madrugada de domingo. No boletim divulgado na manhã de domingo (8), o hospital disse que o estado de saúde do pré-candidato era de “máxima gravidade”.

Também nesta segunda, o governo da Colômbia ofereceu uma recompensa de US$ 729 mil (cerca de R$ 4 milhões) pelos mandates do atentado contra o senador Miguel Uribe.

Um adolescente de 15 anos foi detido como suspeito de ter feito os disparos, mas os investigadores acreditam que algum grupo criminoso ou político pode estar por trás do atentando — o que pode reacender a onda de violência contra políticos na Colômbia.

No domingo, o ministro da Defesa do país disse que mais de cem investigadores da polícia fazem pesquisas para tentar esclarecer os motivos do atentado.

Apoiadores do senador saíram às ruas de Bogotá para protestar e manifestar solidariedade ao político.

Uribe é neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín (leia mais abaixo).

Os médicos que o atenderam afirmaram que o pré-candidato foi atingido na cabeça e no joelho e chegou ao hospital em “estado crítico”. Em comunicado na manhã de domingo, o hospital afirmou que ele foi operado na cabeça e na coxa esquerda e levado à UTI.

A Fundação Santa Fé de Bogotá, hospital para onde o político foi levado, afirmou em nota que o político foi admitido em “estado crítico” e passou por um “procedimento neurocirúrgico e vascular periférico”.

[Globo.com]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Opinião: Trump muda radicalmente de estratégia com o Brasil ao tirar Moraes da lista de sanções da Magnitsky

Raimundo Souza

Prisão preventiva de Bolsonaro chegou a ser cogitada no STF, e tornozeleira foi alternativa

Raimundo Souza

Como Garnier, o único ex-comandante acusado de golpe, tentará se safar no STF

Raimundo Souza

Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação e integra redes de ensino

Raimundo Souza

Atas do conselho da Previdência já registravam irregularidades no consignado há 20 anos

Raimundo Souza

Polícia Federal conclui que Bolsonaro não “importunou” baleia jubarte

Jamile Romano