24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prazo para concorrer à vaga do programa CNH Social se encerra próxima terça-feira

Atualizada em 17/05/2024 17:22

Quem pretende participar do Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores (CNH Social) tem menos de uma semana para realizar a inscrição no maior programa social da história do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC). É que o prazo para realizar o cadastro na seleção vai até a próxima terça-feira, 21 de maio.Esse ano o programa, que oportuniza que pessoas de baixa renda obtenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita, oferta cinco mil vagas nas modalidades CNH Estudantil, CNH Urbana e CNH Rural.

O edital que instrui e normatiza o Programa CNH Social 2024 foi publicado no dia 18 de abril, e as inscrições iniciaram no dia 22. De lá pra cá, mais de 37 mil pessoas já realizaram inscrição no programa.

Inscrições

Para participar, os interessados devem entrar no site do Detran e preencher o cadastro. No momento da inscrição, o participante deve escolher entre concorrer a uma habilitação gratuita nas categorias A ou B, ou ainda adição de categorias A ou B, além da possibilidade de mudança da categoria B para D, opção em que o número da CNH, válida, deve ser informado no momento da inscrição.

Vale lembrar que, para participar, os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) e estar ativos há, pelo menos, quatro meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; saber ler e escrever; e não ter sido selecionados no programa nos últimos dois anos.

As demais regras para participação no CNH Social 2024 estão detalhadas no edital e os participantes devem ler o documento antes de iniciar o processo de inscrição, assim como acompanhar todas as etapas descritas na publicação.

A lei que instituiu o programa CNH Social foi sancionada em dezembro de 2021 e já oportuniza que mais de 12 mil pessoas obtenham a CNH de forma totalmente gratuita, somando as cinco mil vagas deste ano. A previsão é que, até 2026, mais de 20 mil pessoas obtenham a carteira de  habilitação por meio do programa, sem pagar nada.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Festival Pachamama inicia com casa cheia e exibição do filme “O Clube das Mulheres de Negócios”

Marcio Nunes

Operação Prófugo: Líder de organização criminosa do Acre é preso em João Pessoa

Jamile Romano

Comissão de combate ao assédio e violência de gênero é criada na Câmara de Rio Branco

Jamile Romano

Nove municípios do AC têm alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira (24), aponta Inmet

Jamile Romano

Petecão reafirma compromisso com segurança pública no 1º Encontro Nacional dos Conselhos Penitenciários

Marcio Nunes

Segurança Pública do Acre reduz índices de mortes violentas intencionais em quase 17%

Marcio Nunes