23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Portal de Acolhimento: confira os principais serviços prestados no novo espaço do Judiciário acreano

Atualizada em 29/07/2024 10:17

Inaugurado em julho, o ambiente conta com quatro setores especializados para melhor atender à população

“Atendeu certinho, foi rápido. Ficou bom”, é o que declara Rosineide Delmiro, de 40 anos, após ser atendida no novo espaço de atendimento do Poder Judiciário do Acre, o Portal de Acolhimento ao Cidadão. O ambiente inaugurado no dia 19 de julho, na Cidade da Justiça de Rio Branco, busca tornar a prestação dos serviços jurisdicionais mais céleres e humanizados.

De acordo com o atendente do setor de Atermação, Franklin Domingos, que atendeu Rosineide, o novo local se tornou mais prático para a população e também às servidoras e servidores. “Antes, a gente estava no Fórum Criminal, era mais complicado. Tinha que subir toda essa distância. Agora, na entrada, você faz o seu cadastro e vem aqui no balcão.”, destacou.

Além disso, o atendente ressaltou a importância de buscar os serviços sempre munidos dos documentos. “Quem estiver precisando de atendimento, é essencial o comprovante de endereço, documento pessoal, como RG e carteira de trabalho”. E prosseguiu: “Venha com a gente aqui, temos três atendentes. Nosso atendimento é breve”, ressaltou.

Segundo o coordenador do Portal de Acolhimento, Charles Dantas, o local visa assegurar uma nova forma de recepcionar o jurisdicionado. “O [nosso] foco é o cidadão, respeitando as garantias constitucionais das pessoas e à dignidade humana. [Queremos] atender bem o cidadão que nos procura.”, salientou.

O espaço, de aproximadamente 400 m², funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, na Cidade da Justiça, localizado na avenida Paulo Lemos de Moura Lieta, n.º 878, bairro Portal da Amazônia. E oferece diversos serviços do Poder Judiciário, como o ajuizamento de ações, consulta processual, emissão e expedição de certidões, recebimento de documentos, orientações jurídicas e o encaminhamento às unidades jurisdicionais.

Distribuído em quatro setores, identificados em diferentes cores, semelhante ao empregado na Organização em Centros de Atendimento (OCA), o Portal de Acolhimento conta com 24 guichês para facilitar o acesso das cidadãs e cidadãos.

Confira os serviços prestados:

Setor Rosa – Atendimento ao Cidadão – Criminal

  • Consulta processual – área criminal
  • Orientação jurídica – criminal
  • Emissão e Expedição de certidões
  • Encaminhamento para unidades jurisdicionais

Setor Laranja – Atendimento ao Cidadão – Cível

  • Consulta processual – área Cível
  • Orientação jurídica – Cível
  • Emissão e Expedição de certidões
  • Encaminhamento para unidades jurisdicionais

Setor Azul – Atermação 

  • Ingresso de petição no Juizado Especial Cível

Setor Verde – Protocolo 

  • Recebimento de correspondências
  • Junção de documentos para o processo

O ambiente conta também com os serviços de orientação jurídica da Ordem do Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) e da Defensoria Pública do Acre (DPE), bem como o ingresso de reclamações e audiências de conciliação na área do Direito do Consumidor, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor Acre (Procon).

 

[Assessoria TJ/AC]

Artigos Relacionados

Governo retira indígenas atingidos pelas águas do Rio Acre em Rio Branco

Marcio Nunes

Defesa Civil e Bombeiros discutem plano para desastres hidrológicos em Rio Branco

Marcio Nunes

Acre deve ter pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia nesta quinta

Jamile Romano

MPAC abre inquérito sobre fala do vereador N. Lima por suposta intolerância religiosa

Jamile Romano

Bocalom anuncia novo concurso da prefeitura com salário de até R$13 mil

Jamile Romano

Conheça histórias de superação da Educação de Jovens e Adultos do Acre

Raimundo Souza