22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Por que esposa de Moraes será atingida por sanções do governo Trump

Publicado em 20/07/2025

O governo de Donald Trump suspenderá o visto de Alexandre de Moraes e da advogada Viviane Barci, esposa do ministro do STF

O governo de Donald Trump suspenderá o visto de Alexandre de Moraes e da advogada Viviane Barci, esposa do ministro do STF.

Os Estados Unidos colocaram uma lupa sobre as atividades da cônjuge de Moraes por avaliar que, por comandar o escritório de advocacia Barci de Moraes, ela seria impulsionada pela atuação do magistrado no Supremo.

Além da perda do visto, a Casa Branca avança para aplicar punições com impacto financeiro a Viviane por acreditar que a maior parte da renda do casal seria composta pela atuação da advogada.

Washington também estuda impor tais sanções a outros ministros da Corte cujas mulheres exercem a advocacia. Atualmente, as esposas de Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Gilmar Mendes atuam no meio jurídico.

Rubio anuncia sanção com “efeito imediato”

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nessa sexta-feira (18/7), por meio da rede social X, a revogação do visto de Moraes e de “aliados na Corte”.

“A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, afirmou Rubio.

Ministros da Corte ouvidos pela coluna afirmam que não modificarão sua forma de atuar por conta da pressão norte-americana.

(*Com informação da CNN)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Retrospectiva 2023: Meu compromisso com a educação é também compromisso com o Acre e o Brasil, lembra Socorro Neri

Jamile Romano

No STF, Bolsonaro foi do tédio à celebração e indicou medo de envenenamento

Raimundo Souza

Alexandre de Moraes entra na lista dos mais influentes de 2025 do Financial Times

Raimundo Souza

Após Eleições, STF volta atenção para regulação das redes

Jamile Romano

Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

Redacao

Hugo Motta compara importância de Lira à redemocratização

Raimundo Souza