23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Por maioria, STF descriminaliza porte de maconha para consumo

Atualizada em 25/06/2024 17:33

Por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (25), descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal.

Assim, deixa de ser crime no Brasil adquirir, guardar, transportar ou portar maconha para consumo próprio.

A decisão não significa que houve uma liberação do consumo da droga no país. Apesar de deixar de ser crime, o consumo de maconha ainda é um ato ilícito no país, de natureza administrativa e não penal.

Isso significa que o usuário ainda está sujeito a punições como medidas educativas e advertência sobre os efeitos das drogas.

Detalhes a definir

A Corte vai definir na sessão de quarta-feira (26) os detalhes desse julgamento, como a fixação de um critério para diferenciar usuário de traficante. Na ocasião, o Supremo também vai fixar a tese de julgamento.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Sabatinas de Dino e Gonet começam com críticas ao formato da sessão

Marcio Nunes

Índices de educação, saúde e economia avançam em 1º ano de Lula 3; contas públicas pioram

Jamile Romano

Bolsonaro aproveita os holofotes de Trump e mira 2026

Raimundo Souza

Orçamento 2025: veja os principais pontos aprovados pelo Congresso

Jamile Romano

Lula reúne ministros nesta segunda-feira para reagir à queda de popularidade

admin

Barroso diz que cena de cavalo no telhado foi “emblemática”

Raimundo Souza