23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Por decisão do Tribunal Regional Federal, cai bônus de 15% para estudantes do curso de medicina da Ufac

Publicado em 03/04/2024

A decisão é do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, prevista nas Resoluções 25/2018 e nº 58/2019 e no Termo de Adesão 1ª edição de 2024. O bônus de 15% era para candidatos que tivessem cursado todo o Ensino Médio em escolas privadas ou públicas no estado do Acre.

A decisão judicial atendeu pedido do estudante Caio Augustus Camargos Ferreira, candidato a uma das vagas do curso de Medicina da Ufac, Caio é residente em outro estado. Caio alega que o recurso prejudica ingressos de estudantes de outras regiões do país na instituição.

Resoluções sobre o caso

Na decisão, o juiz federal Marllon Sousa destacou que o Supremo Tribunal Federal estabeleceu jurisprudência para evitar que os entes da federação brasileira criem preferências entre brasileiros com base em sua origem ou procedência.

“No seu art. 5º, caput, a Constituição Federal enuncia expressamente, no inciso III do art. 19, que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”, diz a decisão.

Com a decisão favorável ao pedido de antecipação da tutela recursal, o juiz eliminou a bonificação regional e ordenou que a instituição federal reestruture as listas de classificação sem esse benefício.

A reportagem enviou mensagem pedindo manifestação da Ufac por meio da Assessoria de Comunicação, que garantiu que a universidade ainda não foi notificada e que eles estão no aguardo do contato.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fundhacre oferece alimentação de qualidade e adaptada para pacientes e acompanhantes

Raimundo Souza

Em Cruzeiro do Sul, vice-governadora Mailza reforça compromisso da gestão com a Segurança Pública no Juruá

Raimundo Souza

Familia aciona a justiça e perfil de pessoa falecida deve ser reativado para acessar memória digitais

Jamile Romano

Transformando realidades, professora da Educação de Jovens e Adultos do Acre encontra na sala de aula a possibilidade de ser uma profissional extraordinária

Raimundo Souza

Nota de esclarecimento sobre apoio do Estado ao atleta Bryan Adrian de Araújo Azevedo

Raimundo Souza

Capitão da reserva da PM é encontrado morto dentro de casa em Tarauacá

Kevin Souza