24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ponte sobre o Igarapé Redenção aproxima produtores rurais de Rio Branco do escoamento de produção

O prefeito Tião Bocalom e o secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Eracides Caetano, realizaram nesta terça-feira (3), uma visita técnica à obra de construção da ponte sobre o Igarapé Redenção, na Estrada do Jarbas Passarinho, bairro Apolônio Sales, zona rural de Rio Branco. A estrutura, que está com 90% de conclusão, promete garantir o acesso permanente de moradores e produtores rurais, resolvendo problemas históricos de isolamento, principalmente durante o inverno amazônico.

“Essa ponte é uma conquista importante para a comunidade. Aqui era uma verdadeira trava na época das chuvas, era problema sério. Mas, graças a Deus, conseguimos dois milhões e seiscentos mil reais do governo federal, e a prefeitura colocou mais um milhão de reais. Agora a obra está ficando pronta, e em cerca de 60 dias será entregue”, destacou o prefeito Tião Bocalom. O prefeito ainda explicou que estão sendo finalizados os guarda-corpos e as cabeceiras, garantindo segurança para veículos e pedestres.

“A ponte deve beneficiar diretamente cerca de 800 famílias que moram na região”, afirmou o produtor rural, Romildo Marinho de Faria, que há 35 anos vive na comunidade. “Antes era só ponte de madeira, dava problema todo ano. Tocavam fogo, a água levava tudo. Chegou um dia que até o ônibus afundou aqui. Mas agora vai ser definitivo, graças a Deus”, explicou o morador rural.

O secretário Eracides Caetano ressaltou a importância da ponte para a agricultura familiar: “Aqui temos muitos pequenos agricultores. Antes, todo inverno era problema: água passando por cima, alagamento nas cabeceiras, isolamento. Agora, com essa ponte de alvenaria, isso acabou. É uma forma de segurar o produtor na zona rural, que é onde ele sabe ganhar dinheiro”, disse o titular da pasta de Agricultura e Pecuária.

Bocalom enfatizou que a ponte é símbolo do compromisso da gestão municipal com o produtor rural: “São eles que matam a nossa fome na cidade. Se não fosse o homem do campo, a gente ia comer o quê? Concreto? Não tem como. Precisamos prestigiar o produtor rural para que ele continue produzindo aqui, e o dinheiro fique aqui, gerando emprego para o nosso povo”, declarou o gestor de Rio Branco.

Bocalom lembrou que há mais de 30 anos, políticos faziam promessas de construir essa ponte, mas nada foi feito. “Eu não prometi ponte, mas fizemos. E não é só essa, tem a do Caipora, que é ainda maior. Vamos devagarzinho dando dignidade ao homem do campo”, completou Bocalom.

Segundo o prefeito, estão previstas ainda a construção de 12 novas pontes de alvenaria e mais de 30 galerias em diferentes pontos da zona rural de Rio Branco, viabilizadas com recursos federais.

A nova ponte no Igarapé Redenção deve ser entregue em breve, trazendo segurança, dignidade e desenvolvimento para a comunidade do Apolônio Sales, na Estrada Jarbas Passarinho.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre lança Operação Fogo Controlado com investimentos de mais de R$ 6 milhões, entrega viaturas, equipamentos e forma brigadistas

Jamile Romano

Acre participa do 3º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para líderes e gestores da Polícia Civil, em Alagoas

Raimundo Souza

Publicado edital para o cargo de juiz para a Vara Estadual do Juiz das Garantias

Jamile Romano

Forças de fiscalização firmam cooperação técnica para combater transporte clandestino em Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco incentiva produção de café e acompanha uma das maiores lavouras da capital

Marcio Nunes

Servidoras do município participam do encerramento da capmanha Outubro Rosa em Rio Branco

Marcio Nunes