Como parte das etapas para a seleção daqueles que vão participar do 1º Curso de Ações Penitenciárias no Acre, foi realizada, na manhã da quinta-feira, 30, no Complexo Esportivo do Sesi, o Teste de Aptidão Física (TAF) para os 45 inscritos das polícias Penal (PP) e Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Socioeducativo (ISE). A prova contou com a participação do presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Marcos Frank Costa.

“Estamos promovendo o primeiro Curso de Ações Penitenciárias, um avanço para a Polícia Penal do Estado Acre, na perspectiva de investir no aprimoramento técnico já realizado pelo GPOE, que é um grupo especializado da Polícia Penal. Temos alguns parceiros, a Sejusp, que se dispôs a estar ombreando conosco nessa missão, e hoje, primeiro dia de TAF, viemos verificar a qualificação técnica dos candidatos. No mais, boa sorte a todos.”

O policial penal Caio Borges, coordenador geral do curso, explicou que esta é uma especialização que capacita o agente de Segurança Pública a aprimorar a sua técnica com instruções de intervenção prisional, escolta prisional, abordagens e todas as atividades que são necessárias para um policial atender melhor à sociedade. O teste ocorreu, simultaneamente, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. “Hoje é o primeiro dia, que é a parte terrestre. Os testes são compostos pela barra, flexão, abdominal e a corrida. Esse é um teste para fazer o mínimo do que é necessário para as atividades físicas que terão durante o curso, que inicia dia 10 de novembro.

Os candidatos que estavam sendo acompanhados de perto pela equipe avaliadora tiveram que mostrar atitude e muito preparo físico. No teste da barra, era necessário que as mulheres ficassem suspensas por 26 segundos e os homens fizessem, pelo menos, 7 barras. Ambos tiveram que realizar 30 flexões e 35 abdominais em 1 minuto. Já na corrida, os homens tiveram que concluir 5 km em 32 minutos e as mulheres em 36 minutos.

O policial penal Marcelo Lopes, avaliador geral do curso, disse que os candidatos se saíram bem neste primeiro dia de teste. “O TAF foi muito proveitoso e todos conseguiram ter êxito no que se dispuseram a fazer. Fisicamente todos estão muito bem, conseguiram fazer todas as etapas dentro do que é previsto no edital e foi tudo dentro do que a gente esperava”, afirmou o avaliador.

No próximo sábado, 31, será realizado o segundo dia de testes físicos. Os candidatos terão que ficar em apneia estática por 1 minuto, em apneia dinâmica por 15 minutos e em flutuação por 10 minutos. Somente depois de concluída as etapas do TAF é que serão confirmados quantos policiais foram aprovados e farão o curso.
[Agência de Notícias do Acre]




















