25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Policiais realizam TAF do 1º Curso de Ações Penitenciárias no Acre

Publicado em 31/10/2025

Como parte das etapas para a seleção daqueles que vão participar do 1º Curso de Ações Penitenciárias no Acre, foi realizada, na manhã da quinta-feira, 30, no Complexo Esportivo do Sesi, o Teste de Aptidão Física (TAF) para os 45 inscritos das polícias Penal (PP) e Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Socioeducativo (ISE). A prova contou com a participação do presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Marcos Frank Costa.

Presidente do Iapen realizou TAF para apoiar candidatos. Foto: Antonio Moura/Iapen

“Estamos promovendo o primeiro Curso de Ações Penitenciárias, um avanço para a Polícia Penal do Estado Acre, na perspectiva de investir no aprimoramento técnico já realizado pelo GPOE, que é um grupo especializado da Polícia Penal. Temos alguns parceiros, a Sejusp, que se dispôs a estar ombreando conosco nessa missão, e hoje, primeiro dia de TAF, viemos verificar a qualificação técnica dos candidatos. No mais, boa sorte a todos.”

Equipe de coordenação acompanha teste físico no Sesi. Foto: Antonio Moura

O policial penal Caio Borges, coordenador geral do curso, explicou que esta é uma especialização que capacita o agente de Segurança Pública a aprimorar a sua técnica com instruções de intervenção prisional, escolta prisional, abordagens e todas as atividades que são necessárias para um policial atender melhor à sociedade. O teste ocorreu, simultaneamente, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. “Hoje é o primeiro dia, que é a parte terrestre. Os testes são compostos pela barra, flexão, abdominal e a corrida. Esse é um teste para fazer o mínimo do que é necessário para as atividades físicas que terão durante o curso, que inicia dia 10 de novembro.

No total, 45 inscritos participam do Teste de Aptidão Física (TAF). Foto: Antonio Moura/Iapen

Os candidatos que estavam sendo acompanhados de perto pela equipe avaliadora tiveram que mostrar atitude e muito preparo físico. No teste da barra, era necessário que as mulheres ficassem suspensas por 26 segundos e os homens fizessem, pelo menos, 7 barras. Ambos tiveram que realizar 30 flexões e 35 abdominais em 1 minuto. Já na corrida, os homens tiveram que concluir 5 km em 32 minutos e as mulheres em 36 minutos.

Candidatos são avaliados em todas as provas por comissão durante todos os testes. Foto: Antonio Moura/Iapen

O policial penal Marcelo Lopes, avaliador geral do curso, disse que os candidatos se saíram bem neste primeiro dia de teste. “O TAF foi muito proveitoso e todos conseguiram ter êxito no que se dispuseram a fazer. Fisicamente todos estão muito bem, conseguiram fazer todas as etapas dentro do que é previsto no edital e foi tudo dentro do que a gente esperava”, afirmou o avaliador.

Coordenação e avaliação, reunidas com presidente do Iapen, após 1º dia de TAF. Foto: Antonio Moura/Iapen

No próximo sábado, 31, será realizado o segundo dia de testes físicos. Os candidatos terão que ficar em apneia estática por 1 minuto, em apneia dinâmica por 15 minutos e em flutuação por 10 minutos. Somente depois de concluída as etapas do TAF é que serão confirmados quantos policiais foram aprovados e farão o curso.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em Brasília, Acre participa do Encontro com Gestoras Estaduais de Políticas para as Mulheres

Marcio Nunes

Operação Verão 2025 avança com melhorias na Estrada da Borracha em Xapuri

Raimundo Souza

Operação Guardiões da Cidade intensifica ações em Rio Branco, com média de 100 abordagens por hora

Jamile Romano

Vacinação contra gripe na região Norte/ Acre e outros estados continua até julho deste ano de 2025

Raimundo Souza

Conheça a Gripe-influenza e seus sintomas

Raimundo Souza

Acre Day promove conexão entre empresas locais, empresários bolivianos e comitivas brasileiras na Expocruz

Redacao