26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Penal realiza 8ª fase da Operação Mute em presídios de Rio Branco e Sena Madureira

Publicado em 04/07/2025

Coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), teve início na segunda-feira, 30, em todo o país, a 8ª fase da Operação Mute, que tem como objetivo combater as organizações criminosas no sistema prisional e reduzir o índice de violência em âmbito nacional.

No Acre, a ação é realizada pela Polícia Penal, com apoio das forças integradas de segurança pública nas divisões de Estabelecimento Penal de Rio Branco e de Sena Madureira, além de suas forças especializadas, como a Divisão Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), a Divisão do Serviço de Operações e Escolta (Dsoe) e a Divisão de Operações com Cães (DOC), mais a Polícia Penal Federal e Polícia Militar do Acre. Também participaram alunos do Curso de Formação de Agente de Polícia Penal (CFAPP) que estão na fase de estágio supervisionado.

O chefe da Dpoe, João Paulo Mendes, afirma: “Essa operação é feita para desarticular as organizações criminosas e a comunicação de dentro presídio para o lado externo”.

De acordo com a Senappen, as ações de enfrentamento às comunicações proibidas no sistema prisional nacional influenciam diretamente na diminuição dos crimes violentos letais intencionais (CVLI).

“Um aparelho desse que a gente tira da unidade prisional ajuda a combater e a evitar crimes coordenados de dentro do presídio para fora. Então é uma honra participarmos desse cronograma criado e direcionado pela Senappen, que vem avançando a cada ano”, ressaltou o diretor operacional do Iapen, Tiênio Costa.

Alunos do Curso de Formação de Agente de Polícia Penal (CFAPP) que estão na fase de estágio supervisionado participaram da Operação Mute na Divisão Penitenciária de Rio Branco. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Durante a revista nas celas dos complexos penitenciários da capital e de Sena Madureira, além materiais ilícitos e teresas (cordas artesanais), foram apreendidos seis celulares, carregadores, chips para celulares e materiais perfurocortantes.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Por unanimidade, STF torna réus mais 6 denunciados por trama golpista

Marcio Nunes

Petecão defende junto ao ministro Waldes Góes, da Integração Regional, a implantação de escritório da Sudam no Acre

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco esclarece notícias de que refeições no Centro Pop seriam suspensas

Raimundo Souza

Empreendedorismo e inovação marcam a participação do Sebrae na 20ª edição da Expoacre Juruá

Jamile Romano

Governo do Acre garante infraestrutura de acesso à Cooperativa de Café do Juruá

Raimundo Souza

Detento é aprovado no Enem e ganha bolsa integral pelo Prouni

Marcio Nunes