23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Militar do Acre atua no combate a queimadas e incêndios florestais

Publicado em 21/09/2024

A Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) está intensificando suas ações contra as queimadas e incêndios florestais, em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e órgãos ambientais estaduais e federais. Durante o período de estiagem, as chamas têm devastado extensas áreas de floresta, encobrindo o céu com densas nuvens de fumaça, prejudicando a população.

Nos meses de agosto e setembro, mais de 140 policiais militares, incluindo membros do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e unidades operacionais da capital e interior, foram mobilizados para combater as queimadas e atuar em operações de repressão a crimes ambientais. O trabalho conjunto entre o BPA, Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) tem como objetivo não apenas combater as queimadas, mas também atuar na prevenção deste e de outros crimes de natureza ambiental, sempre que necessário punindo os envolvidos.

Polícia Militar auxilia Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais no combate as queimadas. Foto: Cedida

A Polícia Militar realizou nos meses de agosto e setembro 36 operações em áreas ambientais, além de 22 operações integradas com demais órgãos, vitoriando mais de 1.837,35 hectares de área, realizou a prisão em flagrante de 21 indivíduos, e mais de 4.318.645,00 reais em multas, além de apreensão de veículos (caminhões, tratores, embarcações) e objetos (motosserras, facões), neste período foram confeccionados 49 autos de infrações e 11 termos circunstanciados de ocorrência (TCO).

Para além destas ações, antes das queimadas atingirem este momento crítico, o BPA estava atuando na Operação Guardiões dos Biomas, uma iniciativa integrada e permanente com foco no combate a queimadas, desmatamento ilegal e na proteção de terras indígenas, a operação se desdobra em três eixos principais: combate a incêndios florestais, prevenção de desmatamento e proteção de comunidades indígenas.

Polícia Militar realizou nos meses de agosto e setembro 36 operações em áreas ambientais, além de 22 operações integradas com demais órgãos. Foto: Cedida

“O comando da Polícia Militar tem buscado parcerias para auxiliar as ações de combate que visam desarticular organizações criminosas envolvidas em atividades ilegais, reforçando o compromisso da instituição com o Estado em proteger não somente a sociedade, mas o meio ambiente e garantir a preservação dos biomas acreanos”, enfatizou o comandante-geral da PMAC, Coronel Luciano Dias..

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC recomenda implantação do ponto eletrônico nas unidades de saúde de Rio Branco

Jamile Romano

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 12 de outubro

Raimundo Souza

Sancionada lei que autoriza práticas religiosas em instituições de ensino no Acre

Jamile Romano

Ufac ajusta novamente o cronograma do Sisu 2025; prazos para resultado e matrícula são adiados

Jamile Romano

Policias do Acre deflagram operação contra faccionados que cobravam “impostos” nos bairros

Jamile Romano

Governo do Estado planeja segurança das eleições municipais com Agência Brasileira de Inteligência

Raimundo Souza