26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Federal intensifica combate ao desmatamento e fogo ilegal no Acre

Publicado em 07/07/2025

Nos últimos quinze dias, a Polícia Federal deflagrou três operações de grande impacto no combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais no Acre. As ações fazem parte de uma estratégia integrada para enfrentar os crimes ambientais que colocam em risco o bioma amazônico e as terras públicas federais.

As operações, denominadas Usurpare III, Pyros I e Pyros II, foram realizadas nos municípios de Acrelândia (AC), Manoel Urbano (AC) e Boca do Acre (AM). Até o momento, houve prisões, apreensões de equipamentos e destruição de ferramentas utilizadas em práticas criminosas.

As investidas fazem parte do planejamento tático-operacional da corporação para 2025. Com o objetivo de intensificar a presença em áreas mais vulneráveis, a Polícia Federal instalou uma base fixa de operações em Boca do Acre (AM) e mantém uma estrutura ativa em Rio Branco (AC).

Essas bases oferecerão suporte logístico e operacional para ações contínuas, previstas para ocorrer semanalmente ao longo do segundo semestre de 2025. Os alvos são áreas consideradas prioritárias do ponto de vista ambiental, onde já foram identificados casos de grilagem, invasão de terras públicas, desmatamento ilegal e uso indiscriminado do fogo para limpeza de terrenos.

O foco das operações é responsabilizar tanto os executores das infrações quanto os mandantes que financiam e coordenam os crimes ambientais na região.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Judiciário do Acre é destaque nacional no prêmio de inovação J.Ex 2025

Marcio Nunes

Prefeito Tião Bocalom celebra aniversário de 141 anos da capital acreana

Jamile Romano

Nota pública sobre controle de cargas na Ponte da Sibéria

Redacao

Nota pública sobre suspensão de visitas no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Raimundo Souza

Empresa aérea deve pagar R$ 10 mil a passageiros do Acre impedidos de embarcar por lotação do voo

Jamile Romano

Governo convoca novos profissionais da Educação para assinatura de contratos

Raimundo Souza