31.3 C
Rio Branco
terça-feira, 12 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

Polícia Civil reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar

Publicado em 08/08/2025


A Polícia Civil do Acre (PCAC) participa ativamente da Operação Shamar, uma ação integrada coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que mobiliza todas as forças de segurança do país no combate à violência contra a mulher. A operação, que teve início no dia 1º de agosto e segue até 4 de setembro, realizou na quinta-feira, 7, o seu Dia D, data escolhida em homenagem aos 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha.

Durante a data, a PCAC intensifica as ações repressivas e preventivas em todo o estado, com reforço das unidades policiais em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Além das diligências para cumprimento de mandados e prisões, também estão previstas atividades de conscientização e orientação à população, reforçando o compromisso da instituição com a proteção das mulheres e a punição dos agressores.

“A Operação Shamar é uma demonstração clara de que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade. No Acre, estamos atuando com firmeza e sensibilidade, unindo ações repressivas e preventivas para garantir que cada mulher tenha o direito de viver sem medo. Nosso trabalho vai além da repressão: é também acolher, orientar e proteger. E neste Dia D, em que celebramos os 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçamos nosso compromisso com a vida e a dignidade de todas as mulheres acreanas”, enfatizou a delegada Juliana De Angelis, responsável pelas ações da Operação Shamar no Acre.

A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, é considerada um marco histórico no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil, trazendo mecanismos mais rígidos para coibir e punir esse tipo de crime.

A Operação Shamar integra os esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública com os estados, unindo forças para ampliar o alcance das ações de proteção e garantir que cada denúncia seja apurada com agilidade e rigor. No Acre, a Polícia Civil reafirma sua missão de reduzir os índices de feminicídio e promover segurança para todas as mulheres.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo publica nova convocação de candidatos em processos seletivos da Educação

Jamile Romano

Criatividade e renda: Casa Rosa Mulher aposta na força das mulheres

Raimundo Souza

Ex-oficial da PM é condenado a 8 anos de prisão por homicídio de adolescente no conjunto Canaã

Jamile Romano

Mutirão atende 700 pessoas em fila de espera para consultas ligadas à saúde mental em hospital do AC

Jamile Romano

18° Festival de Praia de Assis Brasil se apresenta como oportunidade estratégica para empreendedores locais

Marcio Nunes

O fim para operadoras de internet móvel? Starlink promete alcançar os celulares comuns

Raimundo Souza