23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil realiza palestra sobre mediação e conciliação de conflitos a acadêmicos de Direito

Publicado em 29/08/2024

A equipe do Núcleo Pacificar da Polícia Civil do Acre (PCAC) ministrou na quarta-feira, 28, uma palestra para os alunos de Direito do Centro Universitário Estácio – Unimeta, sobre mediação e conciliação de conflitos. O conteúdo faz parte da grade curricular dos acadêmicos do segundo período do curso.

Alunos do curso de Direito acompanham palestra sobre mediação e conciliação de conflitos. Foto: cedida

O Núcleo Pacificar da PCAC tem como um de seus principais objetivos a promoção da paz social, focando na solução de conflitos entre pessoas que chegam às delegacias todos os dias. A unidade foi criada em agosto de 2015 como projeto-piloto, período em que as conciliações eram realizadas apenas em um núcleo central.

Segundo o delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel, o Núcleo Pacificar é uma ferramenta essencial para a construção de um ambiente mais harmônico na sociedade, pois atua diretamente na resolução de conflitos. “Nossa missão é atuar na prevenção, utilizando a conciliação como uma forma eficaz de evitar que pequenos atritos se transformem em delitos mais sérios”, destacou.

Com oito anos de atuação em várias delegacias do Acre, o Pacificar já realizou mais de seis mil atendimentos, com um grande número de conciliações em crimes de menor potencial ofensivo. A iniciativa tem mostrado resultados positivos, pois os atendimentos e conciliações realizados eliminam o conflito na sua origem, evitando que evoluam para uma situação de violência ou um crime de natureza grave.

Para a coordenadora do curso, Helcinkia Nunes, a manhã foi bastante produtiva, com informações de extrema relevância para a comunidade acadêmica. “Primeiramente, agradecemos a disponibilidade da Direção da Polícia Civil do Acre, na pessoa do delegado-geral Henrique Maciel, em ceder o coordenador Paulo Carpegiane para dar essa palestra, que muito contribui para a formação dos discentes do curso de Direito”, disse.

“A apresentação acrescentou muito ao conteúdo da disciplina, e a aproximação institucional de um projeto como o Pacificar com a comunidade acadêmica agrega à formação de futuros operadores do Direito”, avaliou a professora Christianne Gross, ministrante da disciplina Métodos de Resolução de Conflitos.

Para a acadêmica Madalene Gomes, as instruções foram importantes não somente para a sua formação acadêmica e profissional, mas também pessoal. “Aprender a lidar com conflitos é uma arte que deveríamos dominar em todos os aspectos”, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Um jovem brasileiro estudante de medicina faleceu em Santa Cruz de La Sierra; a família suspeita de asfixia e solicita investigação

Raimundo Souza

Polícia Civil identifica homem encontrado com sinais de tortura no Igarapé São Francisco

Raimundo Souza

Polícia Civil cumpre mandado de internação de adolescente por ato infracional análogo a roubo em Xapuri

Kevin Souza

Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas faz trabalho de verificação e orientação na Expoacre

Raimundo Souza

Polícia Apreende Mais de 3,2 kg de Maconha em Sena Madureira; Suspeito Consegue Fugir

Raimundo Souza

Homem monitorado por tornozeleira sofre tentativa de homicídio no Segundo Distrito de Rio Branco

Raimundo Souza