23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Civil realiza mais de 30 ações e prende 34 suspeitos durante operação Caminhos Seguros 2025 no Acre

Publicado em 02/06/2025

Durante todo o mês de maio, a Polícia Civil do Acre (PCAC) participou ativamente da operação nacional “Caminhos Seguros 2025”, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP). A ação integra o calendário do Maio Laranja, mês voltado à prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

No estado do Acre, os resultados da operação foram expressivos. Ao todo, foram 20 mandados de prisão cumpridos e 14 prisões em flagrante, além do reforço operacional em delegacias especializadas na capital Rio Branco, em Cruzeiro do Sul, e nas unidades de Sena Madureira, Tarauacá e Acrelândia.

Além das ações repressivas, a PCAC investiu fortemente em medidas educativas e preventivas. Foram realizadas 27 palestras, alcançando mais de 3 mil crianças e adolescentes em escolas. Durante os encontros, delegados e policiais civis abordaram temas como os direitos e deveres das crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, principalmente, como identificar e denunciar casos de abuso sexual.

A delegada Juliana De Angelis, responsável pela coordenação da operação no Acre, destacou a importância de unir ações de repressão e orientação. “A ‘Caminhos Seguros’ não termina com o fim de maio. Nosso compromisso com a proteção da infância é contínuo. Reforçamos a repressão com prisões, sim, mas também fomos às escolas, conversamos com as crianças, levamos informação. Quanto mais informada está a sociedade, mais protegida está a criança. E qualquer suspeita pode e deve ser denunciada”, afirmou.

Apesar do encerramento oficial da operação, a Polícia Civil reforça que o trabalho de combate à violência sexual continua durante todo o ano. Casos de abuso, exploração ou suspeitas podem ser comunicados anonimamente pelo Disque 100, ou em qualquer delegacia do estado.

[Agência de Notícias do Acre]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza dialoga com moradores afetados pela enchente do Rio Tarauacá e garante apoio social

Jamile Romano

Nove fugitivos de presídio no Acre acumulam mais de 467 anos de condenações

Jamile Romano

Cantata natalina de escolas municipais emociona público na Praça da Revolução

Raimundo Souza

Presos monitorados por tornozeleiras eletrônicas não podem participar da Expoacre 2025, diz portaria

Jamile Romano

Dengue no Acre: Casos Disparam em 2025 com Aumento de 68%

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco confirma obras de drenagem na Sobral para evitar alagamentos

Marcio Nunes