23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil prende segundo suspeito de matar pajé por suposto feitiço lançado contra aldeia em Manoel Urbano

Publicado em 23/05/2025

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Manoel Urbano, capturou nesta quinta-feira, 22, o segundo envolvido no assassinato do pajé indígena Hurui Kulina, de 49 anos, brutalmente morto a golpes de ripa em 2023. O suspeito, Beda Kulina, foi preso após um trabalho investigativo contínuo conduzido pelos agentes da unidade.

A prisão de Beda ocorreu dois dias após a detenção do primeiro suspeito, capturado na última terça-feira, 20. Ambos são indígenas da etnia Kulina e, segundo a autoridade policial responsável pelo caso, relataram que cometeram o crime motivados por crenças tradicionais da etnia.

De acordo com os depoimentos, os autores alegaram que a vítima estaria lançando feitiços contra a aldeia, especialmente contra o pai de um dos agressores, que se encontra em estado grave de saúde, debilitado por conta do que os indígenas chamam, em sua língua, de “durin”, um tipo de encantamento ou maldição.

“O caso ganhou repercussão por envolver um líder espiritual indígena e por levantar discussões sobre conflitos internos motivados por crenças tradicionais e justiça pelas próprias mãos. A Polícia Civil reforça que, mesmo diante de elementos culturais, crimes como homicídio serão rigorosamente investigados e punidos conforme a legislação brasileira”, disse o delegado responsável pelo caso, Dr. Thiago Parente.

Com a prisão dos dois envolvidos, a PCAC encerra a fase principal das investigações, que agora seguem para a conclusão do inquérito e envio ao Ministério Público para as devidas providências legais.

 

[Assessoria PC/AC]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ataque a tiros a assentamento do MST deixa 2 mortos no interior de SP

Raimundo Souza

Fiscalização contra desmate e queimadas busca diminuir altos índices em Feijó

Raimundo Souza

Trabalho da Polícia Civil junto às forças de Segurança Pública do Acre reflete na redução dos homicídios e combate ao crime organizado

Raimundo Souza

Integrante da Segurança Pública é preso por descumprir medida protetiva em Rio Branco

Jamile Romano

Ciúme e Violência em Cruzeiro do Sul: Mulher é Presa Após Agressão e Ataque a Faca Contra Marido e Motocicleta

Raimundo Souza

PM de São Paulo responde por uma em cada 3 mortes de crianças e jovens

Jamile Romano