24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Polícia Civil participa do 3° Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Delegadas, policiais e bombeiras compartilham experiências e estratégias para fortalecer a proteção das vítimas e o trabalho das forças de segurança. Foto: cedida.

Entre os dias 19 e 20 de março, a Polícia Civil do Acre (PCAC) esteve representada no 3° Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, realizado no Ministério da Justiça, em Brasília/DF. Participaram do evento a delegada Juliana De Angelis e a agente de polícia Luecia Carvalho, que atua no gabinete da direção do Instituto Médico Legal (IML).

O encontro reuniu mulheres das forças de segurança pública de todo o país para a troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e discussão dos desafios enfrentados no combate à violência contra a mulher. Representando o estado do Acre, também participaram a tenente-coronel da Polícia Militar, Ana Cássia Monteiro, e a tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Mirla Santos.

Neste ano, o evento teve um significado especial, pois, em 2025, serão comemorados os 40 anos da criação da primeira Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), inaugurada em 1985, em São Paulo (SP). Essas unidades especializadas, frutos da mobilização do movimento feminista, estão presentes em todas as regiões do Brasil e desempenham um papel essencial na proteção e no acolhimento das vítimas de violência doméstica e de gênero.

Delegada Juliana De Angelis e agente Luecia Carvalho representam a Polícia Civil do Acre no 3° Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Foto: cedida.

“Participar deste encontro nos permite trocar conhecimentos com profissionais de todo o país e buscar soluções eficazes para o enfrentamento da violência contra a mulher. A presença feminina nas forças de segurança tem sido cada vez mais relevante, e esse evento reforça a necessidade de aprimorarmos nossas estratégias e fortalecer o apoio às vítimas. No Acre, seguimos firmes no compromisso de garantir a proteção e dignidade das mulheres que buscam ajuda em nossas delegacias”, destacou Juliana De Angelis.

O 3° Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher reafirma o compromisso das instituições de segurança pública com a proteção e garantia dos direitos das mulheres, promovendo ações integradas e aprimorando o atendimento especializado às vítimas em todo o Brasil.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Esjud realiza curso “Desafios para a Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes: Análise E Perspectivas”

Jamile Romano

Nota pública sobre o falso reajuste tarifário no transporte intermunicipal entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Operação Guardião da Inocência: PF prende homem em flagrante por armazenar pornografia infantil

Jamile Romano

MPAC instaura procedimento para acompanhar investigação de agressão contra motoboy por policial

Jamile Romano

Campus Ifac de Sena Madureira lança edital de vagas residuais em cursos de graduação

Jamile Romano

Cruzeiro do Sul: MPAC requisita investigação sobre morte de mulher atingida por linha com cerol

Jamile Romano