23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Civil emite mais de 700 documentos durante ação do Projeto Cidadão em Tarauacá e Aldeia Indígena São Vicente

Publicado em 03/06/2025

A Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto de Identificação, realizou mais de 700 atendimentos para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) durante mais uma etapa do “Projeto Cidadão”, iniciativa coordenada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) que tem como foco ampliar o acesso à justiça e à cidadania em regiões de difícil acesso.

A ação foi realizada entre os dias 27 e 28 de maio na Aldeia São Vicente, localizada no rio Muru, abrangendo também indígenas da Terra Huni Kuin do Rio Humaitá, onde foram atendidas 300 indígenas. Já entre os dias 1º a 3 de junho, a equipe do Instituto de Identificação atendeu 495 moradores da cidade de Tarauacá, oferecendo a emissão da CIN e do CPF.

A operação exigiu uma logística complexa que incluiu transporte fluvial em batelões e canoas motorizadas, além do uso de helicópteros, tudo com o apoio do governo do Acre, da Prefeitura de Tarauacá e da própria comunidade indígena local. A ação reafirma o compromisso das instituições em garantir cidadania às populações indígenas, ribeirinhas e de áreas remotas do estado.

“Levar o direito à identidade para essas populações é mais do que uma missão institucional, é um compromisso social com a dignidade de cada cidadão acreano. A emissão da CIN garante acesso a uma série de direitos básicos, como saúde, educação, assistência social e participação plena na vida civil. Ficamos honrados em participar de uma ação que transforma realidades, especialmente em locais tão distantes e de difícil acesso”, afirmou o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre, Júnior César da Silva,

O Projeto Cidadão, que completa 30 anos de atuação, é uma referência nacional na promoção de cidadania para comunidades isoladas. A iniciativa do TJAC conta com a parceria da Polícia Civil do Acre e de diversas instituições públicas, levando documentação, orientação jurídica e serviços essenciais a milhares de pessoas todos os anos.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil prende três suspeitos e apreende menor que liderava grupo criminoso em Porto Walter

Jamile Romano

Comunidade Terapêutica Nova Vida: EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Raimundo Souza

Restaurante Popular suspende atendimento para preparar alimentação de desalojados

Jamile Romano

Bocalom lança programa para acompanhar obras e evitar desvios públicos 

Marcio Nunes

Acre tem novamente a gasolina mais cara do Brasil em setembro, revela levantamento

Kevin Souza

Iapen leva pessoas em alternativas penais para prestar serviço no Lar Vicentino

Jamile Romano