25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Polícia Civil do Acre realiza palestra sobre crime organizado para a Polícia Nacional da Bolívia e reforça cooperação na fronteira

Publicado em 01/11/2025

Integração entre forças policiais do Brasil e Bolívia reforça combate ao crime na fronteira. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC) ministrou uma palestra com o tema “Organização Criminosa” para integrantes da Polícia Nacional da Bolívia, na última sexta-feira, 31, em um encontro voltado ao alinhamento de informações de inteligência e ao fortalecimento do combate à criminalidade organizada na fronteira entre Brasil e Bolívia.

A iniciativa faz parte da estreita cooperação entre as forças policiais dos dois países, que já tem rendido resultados expressivos, como a elucidação do homicídio do professor Régis e a entrega de diversos foragidos da justiça brasileira pelas autoridades bolivianas.

O evento reuniu altos oficiais da Polícia Nacional da Bolívia que atuam no Departamento de Pando, além de membros da Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC) e do Grupo Delta, unidade especial de resposta rápida. Durante a palestra, foram discutidos aspectos operacionais e estratégicos relacionados à atuação das organizações criminosas transnacionais, destacando-se a importância do compartilhamento de informações e da integração entre as forças de segurança.

Delegados do Acre e oficiais bolivianos durante palestra sobre crime organizado em Cobija. Foto: cedida

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, ressaltou o compromisso do governo do Estado no enfrentamento à criminalidade na região de fronteira. “A gestão do governador Gladson Camelí tem se comprometido com o combate ao crime organizado, em especial na atuação das facções na fronteira, havendo grande troca de informações entre a Polícia Civil e a Polícia Nacional da Bolívia”, destacou o delegado-geral.

O delegado de Polícia Civil e diretor de Inteligência, Nilton César Boscaro, reforçou a relevância da integração entre as forças policiais dos dois países para conter o avanço das facções. “A atuação das organizações criminosas afeta diretamente a segurança da fronteira dos dois países, sendo extremamente necessária essa permanente troca de informações de inteligência, o desencadeamento de operações e as atuações conjuntas nas investigações criminais”, enfatizou Boscaro.

A PCAC reforça que seguirá fortalecendo a cooperação internacional com as autoridades bolivianas, visando garantir mais segurança à população fronteiriça e enfraquecer as estruturas das organizações criminosas que atuam na região.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Justiça Suspende greve de médicos no Acre após pedido da Sesacre

Jamile Romano

Com poucas nuvens, previsão é de temperaturas elevadas e alta umidade nesta segunda-feira (4) no Acre

Jamile Romano

Deracre busca apoio da bancada federal em Brasília para garantir recursos para infraestrutura

Marcio Nunes

Atualização tarifária do Saerb com base no IPCA será aplicada de forma gradual a partir de maio

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli Envia Mensagem de Apoio aos Estudantes no Último Dia do Enem 2025

Raimundo Souza

Estado celebra saída de 5,6 mil famílias do Bolsa Família por aumento de renda no Acre e destaca fortalecimento de políticas públicas

Raimundo Souza