25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre participa do XVI Encontro de Gestores da Rede-LAB em Belo Horizonte

Publicado em 22/09/2024

Entre os dias 18 e 20 de setembro de 2024, a Polícia Civil do Estado do Acre esteve presente no XVI Encontro de Gestores da Rede-LAB, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento reuniu representantes de diversas instituições e teve como foco a discussão de práticas voltadas ao combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

Delegados Nilton César Boscaro e Getulio Teixeira representam a Polícia Civil do Acre no XVI Encontro de Gestores da Rede-LAB em Belo Horizonte, debatendo estratégias de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Foto: cedida.

Durante o encontro, foram debatidos temas como a padronização de fluxos e relatórios, além das principais dificuldades relacionadas à análise de dados financeiros. Também houve diálogos sobre a recuperação de ativos e o uso de bancos de dados, abordando questões que repercutem na sociedade brasileira atual.

A Rede-LAB, criada pela Portaria SNJ nº 242, de 29 de setembro de 2014, completou 10 anos de atividades. Ela atua como uma rede integrada que visa coordenar diferentes agências governamentais e fortalecer as ações de supervisão e investigação voltadas ao combate à lavagem de dinheiro. O encontro foi uma oportunidade para celebrar essa trajetória e reforçar a importância da colaboração interinstitucional no enfrentamento de crimes financeiros.

A Polícia Civil do Acre foi representada pelo Dr. Nilton César Boscaro, Diretor de Inteligência e responsável pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo da instituição. O delegado destacou a importância de eventos como esse para o aprimoramento das técnicas de investigação e cooperação entre os órgãos responsáveis pela repressão a esses crimes.

Também marcou presença no encontro o Dr. Getulio Teixeira, delegado da Polícia Civil do Acre, que atualmente atua no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. Sua participação reforçou o compromisso da Polícia Civil acreana em colaborar com as políticas nacionais de combate à lavagem de dinheiro.

O evento consolidou o papel da Rede-LAB como uma ferramenta crucial no combate à criminalidade financeira no Brasil, com avanços nas técnicas de análise e compartilhamento de informações entre as instituições.

PC/AC

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ícaro Pinto se apresenta a justiça, passa por audiência de custódia e vai para casa com tornozeleira

Jamile Romano

A pedido do MP justiça determina prisão de caminhoneiro que matou mãe e filho

Marcio Nunes

Em menos de 24 horas, parte dos serviços na Delegacia de Flagrantes são retomados

Jamile Romano

Um em cada quatro jovens relata ter sofrido violência no Brasil

Marcio Nunes

Robinho é preso pela Polícia Federal em Santos e começa a cumprir pena por estupro

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Jamile Romano