28.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 1 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre lança painéis interativos com dados de violência para orientar ações estratégicas de segurança pública

Atualizada em 01/05/2025 08:58

Ferramenta visa modernizar a gestão da informação e ampliar a transparência nas ações da Polícia Civil. Imagem: ilustrativa.

Com o objetivo de aprimorar a análise de dados e tornar a tomada de decisões mais eficaz no combate à criminalidade, a Polícia Civil do Acre (PCAC) desenvolveu uma série de dashboards interativos utilizando a plataforma Power BI, uma ferramenta que transforma dados em gráficos e visualizações dinâmicas e acessíveis. Os painéis apresentam informações atualizadas sobre mortes violentas no estado e permitem o cruzamento de dados por município, tipo de crime, período, sexo da vítima, entre outros indicadores.

A iniciativa faz parte do esforço da instituição para modernizar a gestão da informação, fortalecer a atuação investigativa e promover maior transparência na segurança pública. Os painéis incluem dados sobre homicídios, feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte), suicídios, acidentes de trânsito com vítimas fatais, mortes de profissionais de segurança pública, intervenções policiais e tentativas de homicídio.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel Ferreira, a inovação vai permitir que o trabalho policial seja ainda mais direcionado.

“A visualização desses dados de forma interativa e dinâmica contribui significativamente para o direcionamento das nossas ações e para a identificação de padrões que possam ser combatidos com mais eficiência. É um recurso que nos permite agir com mais estratégia e assertividade”, afirmou.

O responsável pelo desenvolvimento dos painéis é o agente de polícia Raurimar Sousa Muniz, coordenador de Tecnologia e Informação (Cotin) da PCAC. Ele explica que o principal objetivo foi tornar os dados mais acessíveis para uso prático no dia a dia da gestão e das investigações.

“Nosso foco foi criar uma ferramenta intuitiva, que facilitasse a leitura dos dados e permitisse identificar rapidamente os principais pontos de atenção. Com esses painéis, é possível perceber tendências, fazer comparativos e identificar áreas de risco com muito mais clareza”, disse o agente.

Para o diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, delegado Nilton Boscaro, os dashboards são uma conquista importante para a Segurança Pública.

“Trabalhar com dados bem organizados e atualizados é fundamental para que possamos antecipar situações críticas e definir prioridades com base em evidências. É uma ferramenta que agrega valor não apenas à investigação, mas também ao planejamento de políticas públicas”, destacou.

A Polícia Civil do Acre reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com a modernização dos processos, o uso responsável da tecnologia e a prestação de um serviço público cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades da sociedade.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Aumento de prisões fortaleceu o crime organizado, avalia pesquisador

Marcio Nunes

Filhos fazem apelo para encontrar pelo menos o corpo do pai

Raimundo Souza

Polícia Civil adere à Campanha Novembro Azul em Cruzeiro do Sul e destaca a importância da paz social no ambiente familiar

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre promove mutirão de emissão de identidade destinada ao público feminino em celebração à Semana da Mulher

Jamile Romano

Policial Civil do Acre representa o Brasil em competição internacional e conquista quatro medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americano Master 2024

Jamile Romano

Operação Servilis: PF e outras polícias do Acre bloqueiam mais de R$ 170 milhões em bens

Jamile Romano