22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Polícia Civil do Acre integra Portal Nacional de Desaparecidos para fortalecer localização de pessoas

Publicado em 27/08/2025

A Polícia Civil do Acre (PCAC) passa a integrar oficialmente o Portal de Desaparecidos do Brasil, lançado nesta terça-feira, 26, durante o 4° Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores das Polícias Civis, em Fortaleza (CE). A plataforma nacional representa um marco na modernização das investigações relacionadas ao desaparecimento de pessoas e possibilita o compartilhamento integrado de informações entre todas as Polícias Civis do país.

Agente de Polícia Civil Marcelo Lima, delegado-geral Henrique Maciel e diretor de Inteligência Nilton Boscaro representaram a PCAC no lançamento oficial do Portal Nacional de Desaparecidos. Foto: cedida

Com o novo sistema, a PCAC poderá alimentar e consultar dados em tempo real, o que amplia a celeridade na localização de desaparecidos e fortalece a cooperação interestadual. A tecnologia permitirá cruzar informações de diferentes estados, otimizando os esforços da polícia acreana para encontrar pessoas e oferecer respostas mais rápidas às famílias.

O delegado-geral da PCAC, José Henrique Maciel, destacou a importância da ferramenta para o trabalho investigativo no estado. “A adesão ao Portal Nacional de Desaparecidos é um avanço enorme para a Polícia Civil do Acre. Muitas vezes, lidamos com casos em que a pessoa desaparecida pode ter atravessado fronteiras estaduais e agora teremos acesso imediato a informações atualizadas em todo o país. Essa integração fortalece nossa capacidade de investigação e demonstra o compromisso da PCAC com a proteção da vida e a defesa dos direitos humanos”, enfatizou.

Polícia Civil do Acre faz parte do Portal Nacional de Desaparecidos, que reúne dados de todo o Brasil para agilizar a localização de pessoas. Foto: cedida

A PCAC reforça que não é necessário esperar 24 horas para registrar um boletim de ocorrência em casos de desaparecimento. O registro imediato aumenta as chances de localização da pessoa desaparecida e agiliza a atuação dos órgãos de segurança.

O Portal de Desaparecidos do Brasil já está disponível para consulta diretamente no site oficial da Polícia Civil do Acre e também pode ser acessado pelo endereço: desaparecidosbrasil.org.

 

[Agência de notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco lança luzes de Natal neste sábado com concurso de decoração

Jamile Romano

Suspeitos de matar sobrinho-neto da ministra Marina Silva viram réus em processo no AC

Jamile Romano

Produzindo Sorrisos da prefeitura atende na regional do Calafate durante esta semana

Jamile Romano

Aeroporto de Rio Branco registra alta de mais de 46% no número de passageiros no 2º trimestre de 2025

Kevin Souza

No Acre, mais de 40 mil pessoas buscam independência e crescimento profissional por meio do empreendedorismo

Jamile Romano

Casos de dengue disparam no Acre com aumento de 136% em 2025

Jamile Romano