26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Civil do Acre é inserida em ferramenta utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas

Publicado em 21/08/2024

O governo do Acre, por meio da Polícia Civil (PCAC), firmou uma parceria com a empresa Meta, responsável pelas plataformas Instagram e Facebook, para integrar o Estado ao sistema Amber Alert. Essa ferramenta de alerta de emergência é utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas, emitindo avisos em plataformas digitais. A partir de agora, a Polícia Civil do Acre poderá acionar o Amber Alert, um recurso já utilizado por forças policiais em mais de 12 estados brasileiros.

Amber Alert é acionado pelas autoridades policiais quando uma criança é reportada como desaparecida ou sequestrada, desde que certas condições sejam atendidas. Imagem: divulgação

Criado nos Estados Unidos em 1996, o Amber Alert foi nomeado em homenagem a Amber Hagerman, uma menina de 9 anos que foi sequestrada e assassinada no Texas. Desde sua criação, o sistema tem sido adotado em vários países, adaptando-se às necessidades locais para auxiliar na localização rápida de crianças desaparecidas.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância dessa parceria para o Estado. “A inserção da Polícia Civil do Acre no Amber Alert representa um avanço significativo em nossas operações para localizar crianças desaparecidas. Com a colaboração da Meta, poderemos ampliar nossa capacidade de resposta e garantir que a sociedade seja rapidamente informada em casos de emergência, aumentando as chances de um desfecho positivo”, declarou.

Henrique Maciel: “Chances de um desfecho positivo”. Foto: arquivo/ PCAC

O delegado de Polícia Civil, Nilton Boscaro, que atua como autoridade central de pessoas desaparecidas no estado, avaliou o impacto do sistema no trabalho da PCAC. “O Amber Alert proporcionará uma ferramenta poderosa na busca por crianças desaparecidas. A rapidez na disseminação das informações e o alcance das redes sociais irão fortalecer nossa capacidade de mobilização e resposta, integrando a comunidade de forma mais efetiva nas operações de busca”, informou.

Como o Amber Alert funciona

O Amber Alert é acionado pelas autoridades policiais quando uma criança é reportada como desaparecida ou sequestrada, desde que certas condições sejam atendidas, como: acredita-se que a criança foi sequestrada, a criança está em perigo iminente de morte ou lesão corporal grave e há informações suficientes sobre o suspeito, veículo ou criança desaparecida para divulgar ao público e ajudar na localização.

Quando ativado, o alerta é distribuído por meio de mídias sociais e internet, em plataformas como Instagram e Facebook.

O objetivo é mobilizar o público para estar atento a situações suspeitas e fornecer informações às autoridades. Informações podem ser repassadas diretamente à polícia, por meio de linhas de emergência.

O alerta é encerrado quando a criança é encontrada ou quando as autoridades determinam que o alerta não é mais necessário, podendo ser atualizado com novas informações durante a investigação.

A implementação do Amber Alert no Acre é uma ferramenta fundamental para a segurança das crianças e a prevenção de crimes graves, com a esperança de que sua eficácia continue a salvar vidas.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre entrega novo trecho asfaltado da Avenida Antônio da Rocha Viana nesta segunda, 7

Jamile Romano

O Palácio Rio Branco será palco da inauguração das luzes natalinas do governo neste domingo (15)

Raimundo Souza

Os dois novos ministros do STF na mira de sanções americanas

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza participa de evento sobre balanço das ações do governo federal

Marcio Nunes

Vice-governadora Mailza reforça parceria com MDS para enfrentamento aos eventos climáticos e atendimento à população vulnerável

Raimundo Souza

Saúde do Acre encerra 2024 com recorde de cirurgias pelo terceiro ano consecutivo e iniciativas inéditas

Raimundo Souza