25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre conclui primeiro curso de Inteligência Artificial OSINT para agentes

Neste sábado, 6, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Academia de Polícia (Acadepol), concluiu a primeira edição do curso de recurso de inteligência artificial OSINT (Open Source Intelligence), que significa Inteligência de Fonte Aberta em tradução livre. O curso, com duração de 20 horas/aula, capacitou 38 policiais civis da capital e do interior do estado.

Este curso representa um passo significativo na modernização e aprimoramento das habilidades investigativas, permitindo combater de forma mais eficaz as infrações no campo virtual. Foto: assessoria/ PCAC.

A capacitação teve como foco a extração e o processamento de dados cibernéticos, um projeto desenvolvido pela direção geral da Polícia Civil do Acre em conjunto com a Acadepol. O objetivo é especializar os policiais civis para oferecer um melhor serviço à comunidade, considerando que o mundo atual é cada vez mais tecnológico e requer conhecimento técnico específico para manejar e extrair dados necessários na apuração de infrações criminais, que estão em constante evolução no campo virtual.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância do curso. “A capacitação dos nossos policiais em técnicas avançadas de inteligência artificial e cibernética é categórica para garantir a segurança e a eficácia das nossas operações. Este curso representa um passo significativo na modernização e aprimoramento das nossas habilidades investigativas, permitindo-nos combater de forma mais eficaz as infrações no campo virtual”, disse.

O objetivo é especializar os policiais civis para oferecer um melhor serviço à comunidade. Foto: assessoria/ PCAC.

Para o diretor da Acadepol, Fabrizzio Sobreira, o objetivo dessa capacitação é fornecer aos policiais as ferramentas e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios do mundo digital. “Com a crescente incidência de crimes cibernéticos, é essencial que nossa força policial esteja preparada para lidar com essas novas formas de criminalidade de maneira eficiente e eficaz”, enfatizou.

A Polícia Civil do Acre continuará investindo na formação e especialização de seus policiais para enfrentar os desafios impostos pela evolução tecnológica e assegurar uma atuação cada vez mais eficiente no combate ao crime.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco

Raimundo Souza

Polícia Civil realiza mutirão para acelerar investigações de crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em Tarauacá, um por violência doméstica e outro por regressão de regime

Redacao

Polícia Civil do Acre restitui mais de 100 celulares na segunda etapa da Operação Mobile

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende homem em flagrante após roubar cerca de R$ 14 mil a lotérica em Feijó

Jamile Romano

Jovem Pintor de 22 Anos é Executado a Tiros Enquanto Andava de Bicicleta em Rio Branco

Raimundo Souza