24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre conclui primeiro curso de Inteligência Artificial OSINT para agentes

Atualizada em 06/07/2024 17:54

Neste sábado, 6, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Academia de Polícia (Acadepol), concluiu a primeira edição do curso de recurso de inteligência artificial OSINT (Open Source Intelligence), que significa Inteligência de Fonte Aberta em tradução livre. O curso, com duração de 20 horas/aula, capacitou 38 policiais civis da capital e do interior do estado.

Este curso representa um passo significativo na modernização e aprimoramento das habilidades investigativas, permitindo combater de forma mais eficaz as infrações no campo virtual. Foto: assessoria/ PCAC.

A capacitação teve como foco a extração e o processamento de dados cibernéticos, um projeto desenvolvido pela direção geral da Polícia Civil do Acre em conjunto com a Acadepol. O objetivo é especializar os policiais civis para oferecer um melhor serviço à comunidade, considerando que o mundo atual é cada vez mais tecnológico e requer conhecimento técnico específico para manejar e extrair dados necessários na apuração de infrações criminais, que estão em constante evolução no campo virtual.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância do curso. “A capacitação dos nossos policiais em técnicas avançadas de inteligência artificial e cibernética é categórica para garantir a segurança e a eficácia das nossas operações. Este curso representa um passo significativo na modernização e aprimoramento das nossas habilidades investigativas, permitindo-nos combater de forma mais eficaz as infrações no campo virtual”, disse.

O objetivo é especializar os policiais civis para oferecer um melhor serviço à comunidade. Foto: assessoria/ PCAC.

Para o diretor da Acadepol, Fabrizzio Sobreira, o objetivo dessa capacitação é fornecer aos policiais as ferramentas e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios do mundo digital. “Com a crescente incidência de crimes cibernéticos, é essencial que nossa força policial esteja preparada para lidar com essas novas formas de criminalidade de maneira eficiente e eficaz”, enfatizou.

A Polícia Civil do Acre continuará investindo na formação e especialização de seus policiais para enfrentar os desafios impostos pela evolução tecnológica e assegurar uma atuação cada vez mais eficiente no combate ao crime.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Turista de SP morto em Jericoacoara foi confundido com membro de facção rival

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre recupera moto furtada e prende autor em flagrante

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre resgata cães vítimas de maus-tratos em Rio Branco

Jamile Romano

Justiça mantém condenação de homem por violar domicílio e perseguir mulher

Jamile Romano

Polícia Militar, por meio do 6°BPM/ROTAM, efetua prisão de indivíduo por furto

Raimundo Souza

Bolo com arsênio: mulher pode ter envenenado pai, marido e filho

Jamile Romano