35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre apresenta balanço da Operação Hagnos no combate à violência contra crianças e adolescentes

Publicado em 05/12/2024

A Polícia Civil do Acre divulgou nesta quarta-feira, 4, os resultados da Operação Hagnos, uma ação estratégica voltada para o enfrentamento de crimes de violência contra crianças e adolescentes no estado. A operação, realizada ao longo de um mês de novembro, mobilizou delegacias especializadas e unidades regionais, com o objetivo de identificar, investigar e punir os responsáveis por esses crimes, além de garantir a proteção das vítimas.

O saldo da operação reforça a gravidade da situação enfrentada, foram realizadas 21 prisões em flagrante e 7 prisões por mandado contra suspeitos de crimes dessa natureza. Além disso, diversas conduções de suspeitos às delegacias foram registradas para apuração de denúncias.

Durante a operação, exames periciais constataram 16 casos de violência sexual, 8 lesões corporais e um aborto provocado por violência. No âmbito dos procedimentos policiais, foram registrados 191 boletins de ocorrência, com a conclusão de 68 inquéritos policiais, sendo 38 deles com autoria identificada. Além disso, 33 medidas protetivas de urgência foram solicitadas, e duas medidas cautelares foram representadas judicialmente.

A delegada, Dra. Juliana De Angelis, uma das coordenadoras da operação, destacou a relevância dessa iniciativa para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “A Operação Hagnos reafirma o compromisso da Polícia Civil do Acre e do Brasil com o combate a crimes bárbaros e a proteção das vítimas mais vulneráveis. Nosso trabalho é minucioso, desde a coleta de provas até a solicitação de medidas protetivas. A sociedade precisa confiar que estamos agindo com rigor para garantir que essas atrocidades não fiquem impunes e que as vítimas recebam o acolhimento necessário,” afirmou a delegada.

A operação também teve como foco a aplicação de medidas protetivas e a articulação com outras instituições para evitar que as vítimas retornem a ambientes inseguros. A delegada reforçou ainda a importância de campanhas de conscientização e da denúncia como ferramentas essenciais no enfrentamento desse tipo de violência.

Com a conclusão da Operação Hagnos, a Polícia Civil reafirma o compromisso de dar continuidade às investigações e expandir ações preventivas e repressivas para alcançar mais resultados e proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O balanço apresentado evidencia o esforço integrado e a necessidade de intensificar o combate à violência para assegurar um ambiente mais seguro para a infância e adolescência no Acre.

 

[Assessoria PC/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Homem que recrutava adolescentes para facção é preso pela Polícia Civil no Interior do Acre

Jamile Romano

Operação “Dívida Amiga” da Polícia Civil do Acre prende oito suspeitos de assassinato em Acrelândia

Jamile Romano

Policial penal Rene Fontes ficou entre a vida e a morte durante emboscada que sofreu em Porto Velho-RO

Jamile Romano

Segurança Pública do Acre concluiu 22º Curso Operacional edição internacional reforçando integração entre Brasil e Peru

Raimundo Souza

Iapen celebra o Dia do Policial Penal no Acre

Raimundo Souza

Integrante do PCC preso na Bolívia é levado para presídio em Brasília

Raimundo Souza