23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Polícia Civil do Acre alerta população sobre golpes aplicados por estelionatários no estado

Publicado em 15/02/2025

A Polícia Civil do Acre (PCAC) alerta a população sobre a crescente ocorrência de golpes aplicados por estelionatários em todo o estado. Criminosos têm se aproveitado da tecnologia e do acesso a informações pessoais para enganar vítimas e obter ganhos ilícitos.

Golpes estão sendo aplicados no Acre! Saiba como se proteger e evitar prejuízos. Foto: arquivo/ PCAC.

Entre os golpes mais recorrentes, está o “Golpe da Facção”, no qual os criminosos entram em contato com a vítima, se identificam como membros de uma organização criminosa e, utilizando informações obtidas em redes sociais, fazem ameaças de agressão ou morte para extorquir dinheiro.

Outro golpe comum é a fraude na venda de veículos e objetos diversos. Nessa modalidade, o golpista age como intermediário entre comprador e vendedor, criando uma falsa negociação e impedindo que as partes se comuniquem diretamente. Dessa forma, ele recebe o pagamento sem entregar o produto negociado.

Além disso, o “Golpe do Falso Sequestro” também continua sendo aplicado. Nele, o criminoso telefona para a vítima fingindo ser um parente ou amigo sequestrado, exigindo resgate imediato para sua suposta libertação.

Saiba como evitar cair nas fraudes mais comuns e proteja seu dinheiro. Arte: assessoria/ PCAC

Os criminosos estão sempre buscando novas maneiras de enganar as pessoas e, recentemente, um novo golpe tem sido identificado no estado: o “Golpe do Advogado”. Nesse caso, os estelionatários acessam processos judiciais públicos e identificam vítimas que têm valores a receber. Fingindo ser advogados de um escritório fictício, eles entram em contato exigindo um pagamento via PIX para dar prosseguimento ao suposto recebimento da quantia judicial.

O delegado Karlesso Nespoli, titular da 1ª Regional de Rio Branco, orienta a população sobre como evitar cair nesses golpes.

Se você foi vítima ou testemunhou um golpe, procure a Polícia Civil e registre um boletim de ocorrência. Sua denúncia pode evitar novos crimes. Foto: arquivo.

“Os criminosos utilizam a tecnologia para obter informações pessoais das vítimas e enganá-las com histórias convincentes. Por isso, a principal dica é sempre desconfiar de ligações ou mensagens suspeitas. No caso de ameaças, a orientação é manter a calma e procurar imediatamente a polícia. No golpe da falsa venda, o ideal é verificar a procedência do anúncio e exigir contato direto com o vendedor. Já no golpe do falso sequestro, antes de tomar qualquer atitude, tente entrar em contato com o familiar supostamente sequestrado. Quanto ao golpe do advogado, nunca realize pagamentos antecipados sem antes confirmar a veracidade da informação com o Judiciário ou um advogado de confiança. Em qualquer situação suspeita, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil possa investigar”, destacou.

A Polícia Civil reforça que a conscientização da população é essencial para evitar que novos golpes sejam bem-sucedidos. Qualquer tentativa de fraude deve ser denunciada imediatamente às autoridades.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Motorista bêbado que atropelou e matou mãe e filho em parada de ônibus no AC segue foragido após 3 meses

Jamile Romano

Passageira deve ser indenizada por falha na prestação de serviço de companhia aérea

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco e Ministério Público alinham ações para agilizar credenciamento das creches municipais

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre captura quarto envolvido em furto milionário em agência bancária de Guajará-AM

Jamile Romano

Se consolidando como o governo dos concursos, Estado empossou mais de 4,3 mil servidores nos últimos 6 anos

Raimundo Souza

Operação conjunta prende criminosos que aplicavam “golpe do Pix” no Acre

Jamile Romano