24.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

Polícia Civil deflagra Operação Desmonte 4 e prende integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso

Publicado em 04/12/2025

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação Desmonte 4, que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Polícia Civil prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso. Ação integra a Renorcrim e reforça o enfrentamento ao crime organizado no país. Foto: assessoria/ PCAC

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco e uma em Várzea Grande (MT), localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco.

O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC

“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.

A Operação Desmonte 4 integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito Tião Bocalom Homenageia Servidores Públicos em Mensagem nas Redes Sociais

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre é premiada pelo Conselho Nacional de Justiça por ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Marcio Nunes

Sete parlamentares do Acre apoiam criação de CPMI para investigar fraudes no INSS; veja quem assinou

Jamile Romano

Sipam prevê elevação de temperaturas, mas há chance de chuvas à tarde nesta sexta-feira (27) no AC

Jamile Romano

Primeira missa na Notre-Dame reaberta tem recado sobre crise política da França

Raimundo Souza

Brasil vira ameaça em disputa entre EUA e China pelo controle dos mares

Raimundo Souza